O que é melhor?

O grande jogo para a torcida colorada acompanhar hoje começa às 17:30. No Hernando Siles, jogam The Strongest e Emelec, duelo importantíssimo do Grupo 4 da Libertadores, e que terá influência direta na vida do Internacional, tanto amanhã em Santiago quanto quarta que vem, no Beira-Rio, contra os bolivianos.

Cada resultado tem suas vantagens e desvantagens. Uma vitória do Strongest, por exemplo, o levaria a 9 pontos, deixando Emelec e Inter com 7. Claro que uma derrota colorada amanhã no Chile poderia deixar o time na incômoda 3ª posição ao final desta penúltima rodada. Porém, pode também facilitar a disputa pela liderança, pois de certa forma segura o Emelec, que seria o principal concorrente gaúcho nesta briga atualmente. Liderança, sabemos, é certeza de escapar de, ao menos, Corinthians, Boca e Racing já nas oitavas.

Se o Emelec ganhar, por outro lado, as chances de os gaúchos serem líderes diminuem muito, mas, ao mesmo tempo, as de classificação aumentam. Se isso ocorrer, o Inter pode voltar do Chile classificado, desde que ganhe de La U. Se empatar em Santiago, garantirá sua vaga com um simples empate em casa com o Strongest. Mesmo perder para os chilenos não seria uma tragédia, pois o time de Aguirre entraria na rodada final em 2º, e jogando em casa.

O empate talvez seja o ideal, pois segura os dois times. O Inter, com uma vitória amanhã, poderá entrar como líder na última rodada, em situação muito favorável para se classificar e, mais, ser o primeiro do grupo. Uma derrota no Chile, porém, embolaria tudo: o Emelec teria 8, Inter e Strongest 7, e La U 6. Só uma vitória contra os bolivianos garantiria a vaga sem dúvida alguma neste caso.

É difícil, portanto, saber o que é melhor. Tudo depende do jogo de amanhã. Um bom resultado em Santiago tornará qualquer placar hoje bom, mesmo que retroativamente.

Cumprir tabela, mas com seriedade
Se o Grêmio não repetir a desconcentração apresentada diante do ABC no famoso Jogo do Apagão de 1999, em situação muito semelhante à do Campinense na atual na Copa do Brasil, fará do jogo de hoje um mero cumprimento de tabela. A noite é para testar a formação sem Ramiro e azeitar o time para a decisão de sábado, contra o Juventude. Noite também para, quem sabe, Braian Rodríguez voltar a balançar as redes - o uruguaio anda devendo. Terei a satisfação de comentar o jogo de hoje na Rádio Estação Web, direto da Arena. A partida começa às 22:00, nossa transmissão uns 15 ou 20 minutos antes disso. Conto com a audiência dos amigos!

Em tempo:
- Noite tensa para o River Plate. É sua última chance de ganhar um jogo nesta fase de grupos da Libertadores, o que pode ser suficiente para que obtenha a classificação. Basta vencer o fraco San José em Núñez e torcer para que o Juan Aurich não vença o Tigres em casa. Aí, tudo será superclasico, já que a liderança geral do Boca é iminente.

- Rodada crucial também no Grupo 1, com o Atlético-MG indo a Guadalajara encarar o Atlas em busca dos imperdoáveis pontos perdidos para os mexicanos no Independência. Em Santiago, noite para torcer pelo Colo Colo contra o Santa Fé. No Grupo 2, o São Paulo vai a Montevidéu na obrigação de vencer o Danubio. Qualquer outro resultado no Centenário complica de vez a vida do Tricolor na Libertadores.

Comentários