Huracán vivo, Cruzeiro em alerta



Talvez tenha sido o cansaço de ter jogado um clássico dois dias atrás, mas o fato é que o Cruzeiro fez sua pior partida na Libertadores. Talvez em muito tempo, aliás, por mais que muitos dos jogos da equipe de Marcelo Oliveira neste ano tenham sido ruins. A equipe mineira foi completamente envolvida pelo esforçado Huracán e perdeu por 3 a 1 porque teve sorte. Com jornada inspirada do centroavante Ábila, de Romero Gamarra, Puch e Mancinelli, os argentinos sobraram no Palacio, e seguem muito vivos na disputa pela vaga.

É verdade que no primeiro gol Ábila estava impedido, mas a atuação cruzeirense não merece desculpas. Chamaram a atenção várias jornadas individuais ruins. Paulo André foi o pior de todos: uma atuação abaixo da crítica, sendo completamente envolvido no lance do segundo gol e em várias outras jogadas de ataque do time da casa. Mas faltou Willian, faltou Arrascaeta, Leandro Damião, Mayke. Faltou futebol para a Raposa.

Com a vitória do Universitario sobre o Mineros, em Sucre, por 2 a 0, os bolivianos é que lideram a chave, incrivelmente. São 9 pontos, contra 8 do Cruzeiro e 7 do Huracán. Todos dependem de si: argentinos e brasileiros, com vitórias, avançam. O time boliviano, se empatar no Mineirão, também. O Huracán vai a Ciudad Guayana decidir sua classificação, e é favorito. Ou seja: a Raposa precisará vencer para não correr risco de eliminação precoce. Num grupo mediano como esse, é sinal de desempenho abaixo do esperado.

Virada do Racing e classificação paraguaia
O último grupo a encerrar seus jogos é o 8. A rodada foi, claro, emocionante. O Racing entrou já classificado, e por isso desfocado. Chegou a estar perdendo por 2 a 0 em pleno Cilindro para o lanterna Deportivo Táchira, mas chegou à virada no fim, na base da raça e de sua fanática torcida. Uma equipe que mostrou mais problemas do que o previsto na primeira fase, mas que deixa clara sua força para os mata-matas.

O outro classificado é o Guaraní, que fez um bom primeiro tempo e saiu na frente do Sporting Cristal em Lima. Àquela altura, os paraguaios lideravam o grupo, com seu resultado combinado à derrota parcial do Racing. Mas os peruanos chegaram ao 1 a 1, exerceram pressão durante boa parte do segundo tempo, mas faltaram pernas. De nada adiantou o Cristal bater o Racing em plena Avellaneda: foi sua única vitória em toda fase de grupos da Libertadores. Não há dois empates com o fraco Táchira que classifiquem alguém.

As oitavas, por enquanto
Boca Juniors x Juan Aurich
Emelec x Guaraní

Tigres x Internacional
Colo Colo x Palestino

Racing x Atlético-MG
Atlético Nacional x Cruzeiro

Corinthians x São Paulo
Universitario Sucre x Libertad

Nosso simulador: Boca x River, Emelec x Huracán; Tigres x Wanderers, Colo Colo x Atlético-MG; Corinthians x Atlético Nacional, Estudiantes x São Paulo; Racing x Guaraní, Cruzeiro x Inter.

Comentários