Clássico do desabafo



A postura contrária à Ferj tem sido a marca de Flamengo e Fluminense neste ano. E o Fla-Flu foi mesmo marcado por protestos. Desde os jogadores dos dois times com a mão na boca, em crítica à lei da mordaça, à explosão de Fred por conta de sua estúpida, estranha e extremamente injusta expulsão. A fala de um jogador tão influente como ele, pedindo a extinção do Campeonato Carioca e a volta dos torneios regionais certamente repercute ainda mais uma ideia que vem tomando forma.

Mais uma vez, repito: estamos perto de uma mudança forte no futebol brasileiro. Não a que vem para melhorar tudo, para solucionar as coisas, mas uma mudança ao menos de calendário e competições. Que pode começar pelo enfraquecimento dos atrasados feudos das federações estaduais, as quais representam o que de mais retrógrado existe em termos de gestão do nosso futebol. Só o fato de a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão, dar bastante destaque a tudo o que aconteceu no clássico de ontem já é mais um sinal de que ela não está satisfeita com a audiência que os campeonatos locais estão dando. O Torneio Rio-São Paulo nunca esteve tão perto de voltar nos últimos 12 anos como agora.

A expulsão de Fred ainda no primeiro tempo inviabilizou as coisas para o Fluminense. A derrota por 3 a 0 mantém o time fora da zona de classificação, com 28 pontos, na 5ª posição. Uma vitória em Volta Redonda contra o Madureira (4º, 30), porém, garante a vaga, pois será um confronto direto.

Clássico nas semifinais
A surpreendente derrota para o Tombense, 2 a 1 de virada, em pleno Mineirão, tirou a liderança do Cruzeiro e eliminou o tradicional América-MG da competição. Com isso, o superclássico mineiro diante do Atlético-MG ocorrerá já nas semifinais. O primeiro jogo é no próximo fim de semana, no Horto.

Em tempo:
- Mais uma derrota do São Paulo, e mais uma vez Muricy entrega o cargo. Ele parece pouco disposto a seguir, tantas vezes já pediu demissão. Desta vez, a direção não negou ainda. Está analisando, e pode aceitar trocar o comando.

- Cristiano Ronaldo volta a ultrapassar Messi. Diante do Granada, na varzeana goleada de 9 a 1, o português marcou cinco gols pela primeira vez na carreira, chegando a 36 no campeonato, contra 32 do argentino. O Barça, porém, segue à frente na disputa pela ponta: 71 a 67 pontos. Faltam nove rodadas.

- Na Argentina, vitórias dos líderes. O Boca fez 2 a 0 no Huracán fora de casa e foi a 20, liderando isolado. Com 18 temos River, San Lorenzo e Central - os dois primeiros jogaram em Núñez, e os millonarios ganharam por 1 a 0. Em outro confronto de times que estão na Libertadores, Estudiantes (15º, 11) e Racing (7º, 13) ficaram no 1 a 1 em La Plata, com D'Alessandro na torcida.

Comentários