Cadeia alimentar



O Grupo 1 da Libertadores é, sem dúvida, o mais forte da edição atual da competição. E não apenas isso: é também o mais equilibrado. Atlético-MG, Colo Colo, Santa Fé e Atlas formam um conjunto de equipes parelhas, todas de bom nível dentro do cenário do nosso continente. E a conjuntura ajuda tudo a ficar ainda mais lindo: o Galo é algoz do Santa Fé, que é o carrasco do Colo Colo, que é pai do Atlas, que é touca do Galo. Uma espécie de cadeia alimentar futbolera.

Ontem, mais um capítulo surpreendente da chave, para quem ainda se surpreende e não entende que a Libertadores é exatamente isso. Em Santiago, o Santa Fé passou de complicado a quase classificado: enfiou 3 a 0 no então líder Colo Colo com a autoridade de quem, eu dizia, é ainda melhor que o time semifinalista de 2013. Um "jogo perfeito, baseado em pressão, velocidade e grande atuação defensiva", conta o Periodico Deportivo, de Bogotá.

O Galo, por sua vez, foi ao México e se complicou. Levou 1 a 0 do Atlas de novo e segue na 3ª posição. Em nenhum momento da primeira fase o Atlético-MG esteve no G-2 de sua chave. Imaginava-se que um empate em Guadalajara o deixaria em boa condição de classificação, principalmente porque seu adversário pela segunda vaga seria o Santa Fé. Agora, mudou de nome.

Os colombianos têm 9 pontos, saldo 3, e pagarão o Atlas em casa na última rodada. Estão praticamente classificados: podem perder por até três gols de diferença em El Campín, enquanto só a goleada salva os mexicanos. A disputa, mesmo, será entre Atlético-MG e Colo Colo no Horto: só ganhando por 2 a 0 ou mais o time mineiro passa adiante. Ou seja: precisa devolver o placar sofrido em Santiago. Situação complicada, mas a galera, lembrando de 2013 e 2014, certamente "acredita".

Vai, Corinthians!?!
No Grupo 2, o São Paulo fez o que todos fizeram: foi a Montevidéu e fez 2 a 1 no Danubio. Vai a 9 pontos, e hoje terá de torcer pelo rival Corinthians contra o San Lorenzo, que tem 6. Se o Timão ganhar por 1 a 0, o Tricolor só perde a vaga se for derrotado no clássico do Morumbi e os argentinos vencerem os uruguaios em casa, tendo de tirar uma diferença no saldo que seria de quatro gols. Portanto, goleada corintiana é melhor ainda. Mas aí talvez seja pedir demais para qualquer são-paulino.

No grupo colorado, a vitória do Strongest por 1 a 0 sobre o Emelec dá aos bolivianos a liderança do grupo. Resultado que facilita a vida do Inter na luta pela liderança, mas paradoxalmente lhe coloca pressão pela classificação. Se perder hoje em Santiago, o time de Diego Aguirre entrará em campo precisando ganhar do Strongest no Beira-Rio para se classificar. Não tem moleza.

As oitavas, por enquanto: Boca x River, Atlético Nacional x São Paulo; Corinthians x Libertad, Santa Fé x Cruzeiro; Tigres x Palestino, Strongest x Guaraní; Racing x Emelec, Sucre x Colo Colo.

Nosso simulador: Boca x River, Emelec x Huracán; Racing x Guaraní, Santa Fé x Wanderers; Corinthians x Atlético-MG, Estudiantes x São Paulo; Tigres x Atlético Nacional, Cruzeiro x Inter.

Comentários