22 pênaltis depois



Apenas 16 mil pessoas foram ao Engenhão, o que é compreensível. O Campeonato Carioca é mesmo indigno de grande atenção, mas o clássico foi ótimo. Botafogo e Fluminense entraram sem Jefferson e Fred, suas duas grandes figuras, mas mostraram mais uma vez que dois times limitados podem fazer uma boa partida - e não apenas em termos de emoção, mas tecnicamente falando.

O Fogão foi melhor, sobretudo no primeiro tempo. Abriu o placar cedo, com Fernandes, em lance no qual o endiabrado Rodrigo Pimpão, autor da assistência, estava impedido. Perdido sem Fred, o Flu foi amassado. Bill fez o segundo, e cabia muito mais, mas um pênalti convertido por Jean salvou o Tricolor de uma goleada e o deixou vivo.

Num segundo tempo emocionante, onde o Flu se sobressaiu à base de um melhor preparo físico, os dois times não conseguiram evitar a decisão por pênaltis. E ela foi longa: quem decidiu foram os goleiros. Na 11ª cobrança, Diego Cavalieri isolou, mas Renan converteu e colocou o valente Botafogo na final do campeonato. Um bom começo de ano para quem tem uma dura Série B pela frente.

Hoje é a vez de Flamengo e Vasco decidirem o outro finalista. O Fla tem a vantagem do empate, por ter tido melhor campanha, após o 0 a 0 da ida. É isso mesmo: o regulamento prevê que dois empates classificam quem tem melhor campanha, mas se os dois resultados iguais forem uma vitória para cada lado (caso de Bota x Flu), é decisão nos pênaltis. Genialidades do "maravilhoso" Cariocão 2015.

Em tempo:
- O time reserva atual do Inter é um time com Réver, Freitas, Nilton, Alex, Anderson e Lisandro López. Por isso, e pela vantagem de poder empatar em casa, tem inegável favoritismo para chegar à final, embora o Brasil, dentre todos os times do estado, seja sem dúvida aquele com melhores condições de impedir um Gre-Nal na decisão. Estarei em deslocamento pelo interior e ouvirei apenas pelo rádio a peleja das 16:00.

- Dia de clássicos no Paulistão. Jogo único para Corinthians x Palmeiras (16:00) e Santos x São Paulo (18:30). Os pênaltis definem os finalistas, em caso de empate.

- Em Minas Gerais, tarde de Mineirão fervendo para Cruzeiro x Atlético. A Raposa joga pelo empate. No Paraná, o Londrina tenta segurar e estragar os 100% do Coritiba no Couto Pereira para fazer a segunda final caipira consecutiva do estado. Na outra semifinal jogam Operário e Foz.

Comentários