Noite de testes e retornos

Praticamente garantida na segunda fase do Gauchão, a Dupla Gre-Nal utilizará as últimas três rodadas para realizar testes em seus times titulares. Especialmente no caso do Inter.

Hoje é noite de ver Taiberson ao lado de Eduardo Sasha no ataque, dois meninos da base. Se Nilmar, Lisandro López e Vitinho não podem atuar por seus mais diversos motivos, a alternativa a ser utilizada é esta mesmo. Pena que a defesa não será tão exigida mais uma vez, pois o Avenida é ainda mais fraco que o Aimoré, que já não foi páreo duas semanas atrás. O 3-5-2 de Aguirre ainda não foi testado defensivamente. Talvez só o seja mesmo nos mata-matas, em abril, já que União Frederiquense e Passo Fundo possivelmente não o defrontarão de verdade na próxima semana. Claro, se vazar além do previsto mesmo assim, é porque não terá obtido bom desempenho.

No caso do Grêmio, a noite é para ver como retorna Geromel. Ele é titular desta zaga, lembremos disso. Erazo vem se mantendo principalmente porque o antigo titular só se recuperou de verdade da cirurgia no ombro agora. É preciso aproveitar a chance, pois Luiz Felipe tem sido generoso com quem aproveita as brechas dadas pelos companheiros: Fellipe Bastos perdeu a titularidade para Maicon, por exemplo, e Yuri Mamute quase estabeleceu uma concorrência com Braian Rodríguez, deixando o colega no banco em Erechim.

A rodada de hoje pode classificar ambos os grandes de forma matemática, mas é bem mais importante para os clubes do interior. Brasil, Juventude, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Lajeadense, São José e Aimoré jogam suas vidas na briga pelo G-8. Isso sem falar em Veranópolis, São Paulo, Caxias, Avenida e União, que lutam desesperadamente para sair do perigo. O jogo do Beira-Rio, aliás, pode ser um teste para o setor ofensivo e para a paciência do time colorado. O ferrolho dos santa-cruzenses promete ser forte.

Palmeiras x São Paulo
O jejum do Palmeiras em clássicos é bem maior: já são dez jogos sem vencer qualquer rival. A última vez foi em fevereiro do ano passado, 2 a 0, justamente sobre o São Paulo. O Tricolor, por sua vez, não ganhou ainda de nenhum rival neste ano. São apenas três partidas sem derrotar seus arqui-inimigos, mas a conta pesa: é justamente por conta destes maus resultados, em especial contra o Corinthians, que a equipe de Muricy Ramalho passou por momentos de instabilidade - os quais, agora, parecem dar uma trégua.

Hoje, a chance de um dos jejuns acabar é grande. Um deles, porém, ao menos, permanecerá. Mas o resultado, apesar das estatísticas negativas, é o que menos importa. Alviverdes e tricolores sairão do Allianz Parque satisfeitos caso os times ao menos não percam, desde que apresentem bom rendimento. É para isto que serve o Choque-Rei de hoje, já que ambos já estão na segunda fase.

Em tempo:
- O Corinthians, como era previsto, se classificou. Mesmo com reservas, bateu a Portuguesa com tranquilidade por 2 a 0. Está classificado e, de quebra, leva junto o rival Palmeiras. Hoje deve ser a vez do São Paulo, que até perdendo tem boas chances de se garantir matematicamente.

- Se o Grêmio sondou ou ainda sonda Buffarini, é porque certamente esqueceu que ele levou dois bailes de Dudu na Libertadores do ano passado. Lateral forte no apoio, mas fraquíssimo na marcação, já que é meia de origem. Quase que um Matías Rodríguez antes de sua pequena revolução no Tricolor, seria mais útil no meio que com a camisa 2. Como o contrato de Matías encerra em junho, e o de Buffarini com o San Lorenzo também, a tentativa se dá pelo ponto de vista mais prático que técnico. O ideal, se o atual titular prosseguir consistente ao longo deste semestre, é tentar ampliar seu vínculo - sim, eu jamais diria um mês atrás, mas a realidade hoje é esta.

Comentários