Grêmio consistente no Vale



A briga entre Grêmio e Internacional pela liderança da primeira fase do Gauchão já existe, e é ótima. Pela segunda rodada consecutiva, o Colorado venceu seu jogo, pulou para a liderança e a perde duas horas depois. Hoje, a esperança rubra de um tropeço do rival se depositava no experiente e bem montado Novo Hamburgo de Roger Machado. Mas o bom momento gremista prevaleceu.

A vitória foi merecidíssima, mas o Grêmio só sobrou em relação ao Noia, mesmo, nos 20 minutos finais. Antes disso, o que se viu no Estádio do Vale foi uma partida extremamente equilibrada. O Novo Hamburgo conseguiu endurecer o jogo atuando de igual para igual. Sua vantagem em relação aos demais times do interior é justamente contar com nomes tarimbados, que não sentem um duelo contra um dos grandes da capital. Quem lembra do confronto com o Inter, no Beira-Rio, no começo do campeonato, se recorda de o quanto foi injusta aquela derrota de 1 a 0. Desta vez, porém, não.

A partida começou eletrizante, três chances de gol em seis minutos. Só depois é que as equipes se estudaram, trataram de se respeitar mais. Marcando forte, o Noia dificultava as subidas do Grêmio pelos lados. Restava a ótima movimentação do trio de meias, mas a marcação de Dê e Magrão (especialmente do primeiro) era muito bem feita. O Grêmio chegava com mais perigo na base da qualidade, mas o jogo era igual quando Ramiro abriu o placar, em falha do goleiro Jandrei. E assim seguiu, até o fim do primeiro tempo.

A rigor, do gol de Ramiro até metade do segundo tempo quase nada aconteceu. Afinal, o Grêmio parou de acossar o adversário, mas se defendia com perfeição, enquanto o Noia, dada a boa marcação gremista, não conseguia criar nada, embora também não sofresse qualquer tipo de risco atrás. Tirando um quase gol contra de Marcelo Oliveira e um escanteio na sequência que Bolívar isolou, o time do Vale dos Sinos não criou nada na etapa final. O Grêmio teve sua primeira chance aos 28, em chute de Braian Rodríguez espalmado pelo goleiro, que ainda tocou no travessão. O lance fez o Tricolor renascer ofensivamente.

Na verdade, não foi este lance em si, mas uma série de fatores, entre os quais se destacam a ótima entrada de Yuri Mamute e o cansaço do time da casa. Se o jogo todo foi parelho, os 20 minutos derradeiros foram de total supremacia do Grêmio, que cometeu apenas um pecado: o de não liquidar a fatura. Além do lance de Braian já citado, foram cinco outras chances: três com Mamute, uma com Luan e um quase segundo gol olímpico de Douglas em menos de um mês. Isso sem falar nos gols anulados de Braian Rodríguez. Cabia mais, portanto.

Classificado, com 26 pontos, o Grêmio não tem margem para relaxamento se o objetivo é decidir todos os mata-matas na Arena. Precisa vencer São Paulo e São José e torcer para que o Internacional tenha ao menos um tropeço nas rodadas finais. Não será fácil: o Colorado também vem ganhando quase todas, e pega dois adversários em casa (Ypiranga e Passo Fundo) e um fora (União Frederiquense). A vantagem de decidir em casa, já vimos por aqui, é igualmente bem relativa. O simbolismo, sim, talvez importe mais. Chegar à frente do maior rival é sempre bom.

Em tempo:
- Volta estupenda de Geromel. Foi o melhor em campo depois de quase quatro meses parado. Aliás, ficou quatro meses parado mesmo? A impressão que sua atuação passa é a de quem vem há tempos jogando, e em alto nível. Ótimo zagueiro.

Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - 1ª fase - 13ª rodada
25/março/2015
NOVO HAMBURGO 0 x GRÊMIO 1
Local: Estádio do Vale, Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Daniel Bins (RS)
Público: 1.572
Renda: R$ 57.520,00
Gol: Ramiro 32 do 1º
Cartão amarelo: Magrão, César Lucena, Geromel e Tiago
NOVO HAMBURGO: Jandrei (4), César Lucena (5) (Luan, 35 do 2º - sem nota), Fred (5,5), Bolívar (5,5) e Paulinho (5,5); Dê (6), Magrão (5,5), Thiago Humberto (4,5) (João Henrique, 31 do 2º - 4,5) e William Schuster (5) (Lucas Santos, 18 do 2º - 5,5); Márcio (4,5) e Leandrão (5,5). Técnico: Roger Machado (5,5)
GRÊMIO: Tiago (5,5), Matías Rodríguez (6) (Galhardo, 12 do 2º - 5,5), Geromel (7), Rhodolfo (6,5) e Marcelo Oliveira (5,5); Ramiro (6,5), Maicon (6), Giuliano (5,5) (Yuri Mamute, 29 do 2º - 6,5), Douglas (6) e Luan (6) (Fellipe Bastos, 44 do 2º - sem nota); Braian Rodríguez (6). Técnico: Luiz Felipe (6)

Comentários

Chico disse…
Ramiro é outro que voltou jogando muito bem. Nem parece que estava machucado.
Chico disse…
Magrão continua chorando.
Vicente Fonseca disse…
Ramiro voltou bem demais, e de primeiro homem do meio, que não é exatamente sua função habitual.

Magrão disse que o Grêmio criou uma chance e fez, enquanto o Novo Hamburgo dominou o jogo (?????).