Ainda líder

O Grêmio fecha o sábado na liderança do Campeonato Gaúcho. O empate entre Juventude (5º, 19) e Brasil (4º, 19) não leva ninguém a 21 pontos. Provavelmente o Tricolor não entrará em campo nesta condição, já que Ypiranga (2º, 19), Internacional (3º, 19) e Cruzeiro (6º, 19) jogarão horas antes da partida contra o Lajeadense. É o blocão dos 19 pontos.

O jogo no Alfredo Jaconi foi, como era de se prever, equilibrado. Gols de pênalti é que movimentaram o placar: Nena fez para o Xavante, Wallacer empatou a três minutos do fim para o Papo. O 1 a 1 caiu melhor para a equipe de Pelotas, que segura um concorrente direto e agora fará dois dos três jogos finais em casa.

No Passo D'Areia, importantíssima vitória do Novo Hamburgo (7º, 18), 1 a 0 sobre o São José (10º, 16). O Noia ultrapassa o Zequinha e se coloca de novo na zona de classificação. Ninguém está fora, mas tudo segue muito embolado.

Em Santa Cruz do Sul, drama prolongado para Avenida e União Frederiquense, que ficaram no 1 a 1 e seguem ameaçadíssimos, com 9 pontos. O resultado levou o tradicional Caxias para a lanterna do Gauchão. Com 8 pontos, a equipe grená visita hoje o Cruzeiro desesperada por obter uma vitória.

Lambançation
Para quem só critica a arbitragem brasileira, um alerta: o pior erro de arbitragem do ano até agora ocorreu na Inglaterra, na badalada Premier League. Logo na primeira jogada do confronto contra o Manchester City, o West Bromwich perdeu McAuley, expulso por falta em Bony quando era o último homem. Porém, quem cometeu a falta foi Dawson, não McAuley. Erro primário de Neil Swarbrick, mas que não chegou a mudar o destino do jogo. O City ganhou por 3 a 0, mas segue longe do líder Chelsea.

Em tempo:
- No mais importante duelo do sábado na Alemanha, o Bayer Leverkusen (3º, 45) ganhou do Schalke 04 (5º, 39) por 1 a 0 em Gelsenkirchen e abriu seis pontos para seu adversário na luta por uma vaga na Liga dos Campeões do ano que vem. O líder Bayern München (1º, 64) faz o outro jogão da rodada amanhã, contra o Borussia Mönchengladbach (4º, 44). Com 11 pontos de vantagem sobre o Wolfsburg, é o campeão virtual desde outubro, mais ou menos.

- Curiosa a trajetória do Belgrano, do nosso grande Marcos Bernaola, no Campeonato Argentino. Ganha de equipes grandes fora de casa e perde em Córdoba. Ontem, foi a Liniers e bateu o Vélez por 2 a 1 - já havia feito o mesmo contra o Independiente. Jogando como mandante, perdeu para o River e até para o modesto Aldosivi. A conta, porém, tem sido positiva: até aqui, um honroso 8º lugar, com 10 pontos.

Comentários