A façanha da ex-colônia



A seleção de Cabo Verde vem fazendo por merecer uma observação mais carinhosa de quem acha que o futebol africano atualmente se resume a Camarões, Argélia, Nigéria, Costa do Marfim e Gana. Participante das últimas duas edições da Copa Africana de Nações, o pequeno país lusófono alcançou hoje uma das vitórias mais simbólicas que já foi capaz de obter: derrotou Portugal, de quem é ex-colônia, por 2 a 0, e em território português. É verdade que a equipe portuguesa não contou com seus titulares, mas isso ganha ares de detalhe, tal a dimensão do feito. Foi a primeira vitória de Cabo Verde sobre Portugal na história.

O feito é tão extraordinário que outros dois grandes amistosos realizados hoje acabaram ficando em segundo plano. Em Turim, a Itália saiu à frente, mas cedeu o 1 a 1 à Inglaterra, em um confronto de duas potências que foram no Brasil 2014, mas vêm se destacando nas eliminatórias da Euro. Já a Holanda repetiu a dose do ano passado: em apenas 15 minutos de jogo fez 2 a 0 sobre a Espanha, voltando a obter uma grande vitória neste que é, talvez, o maior clássico entre seleções europeias na atualidade.

A noite será movimentada para os selecionados sul-americanos. Destaque para Argentina x Equador às 21:00, e México x Paraguai, às 22:00.

Comentários