O barato pode sair caro

O começo de ano anda tão complicado para o torcedor do Grêmio que a maior figa que o tricolor tem de fazer neste momento é para que seus dirigentes se iluminem a partir do que ocorreu nos 20 minutos finais da partida de Santa Cruz do Sul e mantenham Marcelo Moreno no elenco ao menos até o fim do ano. Porque a venda de Barcos foi aceita, em grande parte, porque o boliviano permaneceria, e Rui Costa garantiu que, deste modo, não se caracterizaria um desmanche. O time teria um centroavante afirmado ainda, afinal. Mas saindo Moreno, depois de ter saído não só Barcos, mas também Zé Roberto, Dudu, Alán Ruiz e outros mais, o pouco de qualidade que ainda há no ataque gremista se esvai. Não há readequação financeira que justifique mais uma perda desse quilate.

Para quem duvida, a prova está no que ocorreu hoje à tarde. A diferença absurda do Grêmio com Moreno do Grêmio sem Moreno ficou evidenciada diante do pobre Avenida. Antes da entrada de dele e de Everton, o time penava diante do lanterna do campeonato. O primeiro tempo foi de um baixo astral desesperador para um torcedor que estava na iminência de perder seu outro grande atacante: um time sonolento, pouco criativo, no qual os desarmes do eficiente Marcelo Oliveira era o que havia de melhor. Sofreu duas estocadas do pior time do Gauchão e só depois de abrir o placar, num raro bom lance individual de Douglas, é que se soltou e passou a mandar na partida.

A expulsão de Altair prometia facilitar ainda mais as coisas, mas o exagerado vermelho a Luan, na ânsia compensatória do árbitro Diego Real, logo na largada do segundo tempo, emparelhou de novo o jogo. E o Avenida chegou fácil, três vezes, até empatar. Felipão não teve outra alternativa senão tirar do banco Moreno e Everton. E como eles fizeram diferença... Everton está sobrando, merece a titularidade. Melhorou o time nos três jogos que entrou no ano. O segundo gol começou com ele, como sempre envolvendo a dribles, com a inventividade que faltava ao time após a perda de Luan. 

Quanto ao boliviano, chega a ser redundante comentar a importância que tem para este time em termos ofensivos. Mesmo assim, é bom salientar, caso o Grêmio tenha mesmo a ânsia de negociá-lo. Em 25 minutos em campo, foram dois gols (um e meio, já que o primeiro o árbitro marcou contra), outras três conclusões perigosas e aproximação com os demais atacantes, algo que Everaldo, por ser bem menos jogador (nem titular absoluto do modesto Figueirense foi), jamais conseguiu ou conseguirá dar. 

Os gritos de "fica" da torcida em Santa Cruz vêm do lado mais desesperado da garganta de cada um deles. O Tricolor sem ele foi muito menor do que com ele hoje. E será durante todo o ano, o que é bem preocupante, pois o Avenida, que para um Campeonato Brasileiro nunca será parâmetro, endureceu a ponto de ter chances de ganhar o jogo antes de sua entrada em cancha.

Em tempo:
- Moreno atuou contra o Aimoré, é verdade, mas naquele jogo o problema foi outro: a má escalação de Luiz Felipe Scolari. Hoje, este defeito ao menos foi corrigido. Felipão colocou um time equilibrado, no 4-4-2, com Lincoln e Douglas no meio e Luan como atacante. O problema foi técnico, não de esquema desta vez. 

- Apesar de todos os problemas, é praticamente impossível que o Grêmio não contrate reforços até o Brasileirão (Felipão já os pediu, inclusive). Este time de começo de ano seguramente será diferente do que atuará no decorrer da temporada. O problema será perder uma peça do nível de Moreno: a reposição será mais cara e difícil. Melhor fazer um esforço para renovar com ele do que ir atrás de outro que não se sabe que resposta dará.

- Grêmio melhorou sem Douglas, de novo. Lincoln deu boa resposta, de novo. Erazo, salvo uma pixotada tenebrosa, não teve grande trabalho, mas mostrou firmeza por cima.

Ficha técnica
Campeonato Gaúcho 2015 - 1ª fase - 3ª rodada
8/fevereiro/2015
AVENIDA 1 x GRÊMIO 3
Local: Eucaliptos, Santa Cruz do Sul (RS)
Árbitro: Diego Real
Público: 2.564
Renda: R$ 106.280,00
Gols: Douglas (pênalti) 31 do 1º; Paulinho 14, Carlos Alberto (contra) 34 e Marcelo Moreno 46 do 2º
Cartão amarelo: Paulinho Araújo, Carlos Alberto, Escobar, Márcio Tinga, Paulinho, Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos e Douglas
Expulsão: Altair 43 do 1º; Luan 15s do 2º
AVENIDA: Villa (5,5), Jackson (5,5), Altair (4), Vítor Hugo (5,5) e Paulinho Araújo (5) (Maurício, 39 do 2º - sem nota); Carlos Alberto (4,5), Escobar (6) (Wellington, 33 do 2º - 5), Márcio Tinga (5) e Miro Bahia (6); Alexandre (4,5) (Juninho Tardelli, intervalo - 5,5) e Paulinho (5,5). Técnico: Tonho (5)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (5,5), Galhardo (6), Rhodolfo (5,5), Erazo (5) e Júnior (5,5); Marcelo Oliveira (6), Fellipe Bastos (5,5), Douglas (5,5) (Everton, 17 do 2º - 6,5) e Lincoln (6); Luan (5) e Everaldo (4,5) (Marcelo Moreno, 17 do 2º - 7). Técnico: Luiz Felipe (5,5)

Comentários

Diogo Terra disse…
Realmente, pior que juiz fazendo m***a é juiz querendo compensar pra ficar bem...