Nacional fora, e mais um grupo da morte

A Libertadores 2015 tem uma novidade em relação às últimas 18 edições: a ausência do Nacional-URU da fase de grupos. O Bolso é presença certa na Copa desde 1997, e em todas as edições desde então disputava esta etapa do torneio. Em 2015, não a disputará.

Ontem, o tradicionalíssimo time uruguaio caiu diante do Palestino, em casa. Venceu por 2 a 1, resultado que, combinado ao 1 a 0 sofrido na semana passada, no Chile, o elimina da competição pelo saldo qualificado. A equipe chilena, que ao lado do Deportivo Táchira foi a grande zebra da fase preliminar, ingressa no grupo de Boca Juniors, Montevideo Wanderers e Zamora.

Quem não deu espaço para zebras foi o Estudiantes. Depois de perder por 1 a 0 na região metropolitana de Quito na ida, goleou o Independiente del Valle por 4 a 0 e garantiu seu lugar na etapa de grupos. Talvez seja o menos forte dos times argentinos na Copa, mas merece respeito sempre, o tetracampeão. Disputará a primeira fase contra Atlético Nacional, Barcelona-EQU e Libertad. É o maior grupo desta etapa, ao lado do que reúne San Lorenzo, São Paulo, Danubio e Corinthians.

Em tempo:
- A ideia de colocar Luan como centroavante é interessante, e merece mais testes pelo técnico Luiz Felipe. Trata-se de uma experiência que já funcionou em seleções de base, deixa o time mais veloz, móvel e surpreendente. Um dos melhores momentos dele no ano passado foi atuando logo atrás de Barcos, ingressando na área, mas também voltando para armar jogo. Ainda assim, isso não isenta o clube da obrigação de buscar reposição para a camisa 9. Luan merece a chance ali, onde jogará certamente melhor do que na meia, mas, ao menos por enquanto, está longe de ser a solução. Chega de colocar na base a responsabilidade por este ano que promete ser tão difícil.

Comentários

Vine disse…
Com um jogador polivalente no ataque por jogar nas duas posições, Felipão seria imbecil de continuar escalando-o no meio?