Uma "maravilhosa" mediocridade

Em 2012, apenas três anos atrás, o campeão carioca era uma incógnita, mas pelo lado positivo. Flamengo, Fluminense e Vasco disputavam a Libertadores, e o Botafogo formou um time competitivo. Agora, em 2015, o nivelamento também ocorre, mas pelo lado contrário: depois de um mau Brasileirão dos times do Rio no ano passado, não há sequer uma equipe que figure como favorita. O campeonato promete ser um dos menos atraentes de todos os tempos, do ponto de vista técnico.

Melhor time carioca no Brasileirão 2014, o Fluminense está em processo de desmanche, e terá em campo seu elenco mais modesto dos últimos dez anos. O Botafogo, rebaixado, só pensa na Série B, e deve usar o estadual como laboratório. Já o Vasco está de volta à elite nacional, mas conseguiu subir com uma campanha apenas suficiente, e viu o já fraco time do ano passado se despedaçar. O Flamengo, ao que parece, é quem mais adquiriu força. Atual campeão, é quem larga em princípio com melhores condições para tentar o bi.

Este será também o primeiro Campeonato Carioca sem que qualquer time do Rio esteja na Libertadores desde 2009. Portanto, a atenção dos grandes será voltada ao certame estadual neste primeiro semestre. Tem tudo para ser um torneio maravilhoso - ao menos para a Federação Carioca de Futebol.

CAMPEONATO CARIOCA
Clubes: 16
Favoritos: Flamengo e Fluminense
Correm por fora: Vasco e Botafogo
Podem surpreender: Barra Mansa, Cabofriense, Macaé, Friburguense e Tigres
Zebras: Bangu, Boavista, Bonsucesso, Madureira, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda
Fórmula: os 16 clubes jogam em turno único. Os quatro melhores passam para as semifinais, e os dois últimos serão rebaixados à segunda divisão. As semifinais e a final serão em sistema mata-mata, com vantagem do empate ao time de melhor campanha na primeira fase.
Maiores campeões
Flamengo - 33 títulos
Fluminense - 31 títulos
Vasco - 22 títulos
Botafogo - 20 títulos
América-RJ - 7 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - Fluminense
2006 - Botafogo
2007 - Flamengo
2008 - Flamengo
2009 - Flamengo
2010 - Botafogo
2011 - Flamengo
2012 - Fluminense
2013 - Botafogo
2014 - Flamengo

Comentários