O melhor do Sul, mais uma vez

Há anos o Campeonato Catarinense vem sendo o mais interesse dos estaduais da região sul do país. Se no Gauchão a distância dos grandes para os pequenos é imensa e no Paranaense o Atlético-PR costuma desdenhar do certame regional, em Santa Catarina a briga pelo título entre os cinco clubes de maior destaque é enorme. E nunca o nível técnico esteve elevado tão por cima.

Em 2014, parecia o ápice: dos 10 participantes, três estavam na primeira divisão do futebol brasileiro. Criciúma, Chapecoense e Figueirense, porém, entraram na Série A nacional como candidatos a serem rebaixados. O fato é que só o Tigre não resistiu. E, além da manutenção da Chape e do Figueira, Avaí e Joinville subiram da Série B - o JEC, como campeão da segunda divisão nacional. Portanto, 40% dos times do Campeonato Catarinense estão na elite do futebol brasileiro de 2015. O número é o mais alto dentre todos os estados brasileiros das últimas décadas.

Mais uma vez, são tantos os candidatos ao título que é complicado apontar apenas um. Campeão da Série B, o Joinville é quem terminou 2014 em melhor fase. Vice no ano passado, entra como principal candidato ao título, ao lado do atual campeão Figueirense. Avaí, Chapecoense e Joinville, porém, entram em pé de igualdade na disputa. A última vez que um destes cinco não foi campeão foi em 1992, quando o Brusque levantou o troféu.

O regulamento foi levemente alterado, deixado tudo ainda mais emocionante: se no ano passado só quatro disputavam a fase final e os outros seis lutavam no torneio da morte, agora seis se classificam para a etapa decisiva. Isso enfraquece a primeira fase, mas cria um hexagonal de alto equilíbrio, onde provavelmente os cinco principais clubes do estado devem se digladiar de forma espetacular. A dúvida é saber quem será o sexto elemento desta briga: Metropolitano, Atlético de Ibirama, Guarani de Palhoça, Marcílio Dias e Inter de Lages estão na disputa.

Se os campeonatos estaduais estão há tempos postos em xeque por muita gente no Brasil, ao menos do Catarinense não dá pra reclamar. Há competitividade, equilíbrio, valorização do título e um nível alto, que vem crescendo. Um dos poucos estaduais que de fato ainda vale à pena acompanhar.

CAMPEONATO CATARINENSE 2015
Clubes: 10
Favoritos: Figueirense e Joinville
Correm por fora: Chapecoense, Avaí e Criciúma
Podem surpreender: Metropolitano e Marcílio Dias
Zebras: Guarani de Palhoça, Inter de Lages e Atlético de Ibirama
Fórmula: na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em turno único. Os seis primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos disputam o torneio da morte. Na segunda fase, os jogos são em turno e returno, e os dois melhores do hexagonal disputam a decisão. Já o torneio da morte será em turno único, e os dois piores serão rebaixados para a segunda divisão de 2016.
Maiores campeões
Avaí - 16 títulos
Figueirense - 16 títulos
Joinville - 12 títulos
Criciúma - 10 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - Criciúma
2006 - Figueirense
2007 - Chapecoense
2008 - Figueirense
2009 - Avaí
2010 - Avaí
2011 - Chapecoense
2012 - Avaí
2013 - Criciúma
2014 - Figueirense

Comentários

Sancho disse…
A solução mais fácil para o Catarinense, seria manter essa fórmula, mas classificando os campeões de cada fase para a final.
--
Ou, então, poderiam fazer um campeonato em turno-e-returno (18 datas), classificando os seis primeiros para a fase final: repescagem (3x6, 4x5), semifinal (1xR2), (2xR1) e final, tudo em jogo único.
Sancho disse…
E, eles têm CINCO grandes! Enquanto no RS o futebol de Caxias e Pelotas agoniza...
Vicente Fonseca disse…
Diferença de um estadual bem gerido. Outro fato que colabora é que lá os grandes são médios. Aqui, a distância dos grandes para os pequenos é um abismo.

Quanto ao teu formulismo, sempre genial ;)