Dois favoritos e dez zebras

Se Atlético-MG e Cruzeiro têm dominado o cenário nacional, é impossível não apontá-los como absolutos favoritos ao título do Campeonato Mineiro desta temporada. A Raposa perdeu vários jogadores da campanha vitoriosa dos últimos dois anos (Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro, Nílton, Lucas Silva, Marcelo Moreno...), e não conseguiu repor na mesma quantidade. O Galo, por sua vez, perdeu menos qualidade. Por isso, e por estar se dando melhor em clássicos ultimamente, tem um ligeiro favoritismo inicial sobre o maior rival.

Ainda assim, muitas questões devem pesar, e elas dizem respeito principalmente à Libertadores. Com os dois gigantes na principal competição do continente, o estadual deve ficar em segundo plano. Isso abre algum espaço para surpresas, por mais que a distância de técnica de ambos para os demais seja abismal. Surgem como principais candidatos a zebras o América-MG, que fez uma ótima Série B em 2014 (não subiu por conta do tapetão) e o Boa Esporte (também quase subiu). O Tombense, campeão da Série D, é outro que promete dar trabalho. 2015 também fica marcado pela volta de dois clubes que eram figurinhas carimbadas entre os maiores de Minas há algum tempo: o Mamoré e o Democrata de Governador Valladares, campeão e vice da segunda divisão estadual do ano passado.

De resto, o Campeonato Mineiro segue sendo o mais racional de todos os principais do Brasil: apenas 15 datas, regulamento simples de entender e jogos basicamente aos finais de semana. Não explica, mas ajuda a explicar um pouco do sucesso dos dois favoritaços em nível nacional e internacional de 2012 para cá.

CAMPEONATO MINEIRO 2015
Favoritos: Atlético-MG e Cruzeiro
Correm por fora: América-MG e Boa Esporte
Podem surpreender: Tombense e Tupi
Zebras: Caldense, Democrata/GV, Guarani-MG, Mamoré, URT e Villa Nova-MG
Fórmula: os 12 clubes jogam em turno único. Os quatro melhores se classificam para as semifinais, e os dois piores caem para a segunda divisão. As semifinais e a decisão são em mata-mata, com vantagem para quem teve a melhor campanha na primeira fase.
Maiores campeões
Atlético-MG - 42 títulos
Cruzeiro - 37 títulos
América-MG - 15 títulos
Villa Nova-MG - 5 títulos
Siderúrgica - 2 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - Ipatinga
2006 - Cruzeiro
2007 - Atlético-MG
2008 - Cruzeiro
2009 - Cruzeiro
2010 - Atlético-MG
2011 - Cruzeiro
2012 - Atlético-MG
2013 - Atlético-MG
2014 - Cruzeiro

Comentários