Com a força dos pontos fracos

Não há dúvida de que faltou grupo ao Internacional para competir de verdade pelo título brasileiro. Ficou evidente, durante todo o campeonato, que, além de alguns titulares contestáveis, havia poucos reservas de qualidade para substituir peças como Aránguiz, Alex e D'Alessandro, para citar apenas os mais famosos. No Cruzeiro, se Marcelo Moreno não jogava, entrava Júlio Baptista. Willian está suspenso? Joga Dagoberto. A diferença é a da tabela.

No entanto, é impressionante como vários dos jogadores mais contestados, tanto pela imprensa quanto pelos torcedores, foram importantes nesta reta final de campanha do Colorado. Uma reta final que tirou o time da deprê de levar uma surra num clássico para colocá-lo não apenas no G-4, mas na fase de grupos de forma direta. Os heróis? Paulão, um dos personagens do vexame de Chapecó; o intempestivo (para dizer o mínimo) Fabrício, que muitos ainda não entendem como é titular da lateral esquerda; Taiberson e Valdívia, dois meninos que nem precisavam, mas decidiram jogos; e, hoje, o maior de todos: Wellington Silva, lateral trazido de forma absolutamente inexplicável, mas que marcou o gol mais importante do ano do clube rubro. A estrela de Abelão é forte.

A partida de ontem foi um símbolo da arrancada colorada nesta reta final. Um time cheio de problemas de escalação, que jogou um futebol não mais que mediano, mas que superou todos os obstáculos através de muita união e uma raça incomum. O Inter, em vez de desabar como se imaginava, se uniu após o fracasso no Gre-Nal. Isso fica evidente pelo modo como foram conquistados os últimos cinco resultados: um empate no Morumbi que ninguém esperava, na base da retranca, e vitórias em cima da hora contra o fraco Goiás e o time B do Atlético Mineiro. Só contra o Palmeiras o resultado foi mais tranquilo, embora houvesse momentos de equilíbrio ao longo do jogo.

Neste sábado, o time de Abel Braga foi além de tudo isso, pois realizou uma partida na maior parte do tempo ruim, por vezes péssima. Deu a impressão de que bateria o Figueirense com facilidade nos primeiros minutos, mas aos poucos deixou o time catarinense crescer. Tomou um gol e o futebol sumiu de vez. Abelão, por sua vez, mexeu muito mal: retirou Alex e Valdívia, os únicos que podiam dar alguma criatividade ao time. Wellington Paulista, em sua milésima chance de fazer um gol, não só entrou muito mal como foi expulso. E ainda assim a vitória veio. Isso não é mera sorte, como certamente dizem os secadores: é muito espírito de luta.

Diz-se que é precisamente este espírito de luta que forja um time campeão da Libertadores. Porém, ele funciona numa reta final, mas ao longo de um torneio mais longo não basta. O Internacional demonstrou durante todo o Brasileirão que está longe de ser um time pronto para ganhar a competição continental do ano que vem. Gols salvadores à parte, Wellington Silva e Fabrício são laterais insuficientes. Ernando é um bom zagueiro, mas como complemento de alguém melhor. Sendo o dono da grande área, simboliza a falta de opções do elenco na função. Do meio para a frente, há ótimos jogadores, mas quase todos veteranos. Será preciso encorpar a meninada que surge bem a nomes como Alex (que terá 33 anos em 2015), D'Alessandro (34) e Nilmar (31).  Existe uma base, claro, mas ela precisa ser trabalhada. E bastante.

Parece muita coisa a corrigir para quem fez uma campanha numericamente ótima, em 3º lugar, com 69 pontos. E é mesmo, mas aí está a importância do resultado de ontem: o Inter, ao ganhar do Figueirense, ganhou também três semanas a mais para se preparar para a disputa da América. Não precisará encarar uma pedreira colombiana de cara e escapou do grupo mais complicado da competição. Não que sua chave seja fácil: Emelec, Universidad de Chile, The Strongest e Monarcas Morelia são adversários complicados, cada um com suas virtudes e defeitos, e exigirão bom futebol do Colorado para que ele se classifique. Mas há uma margem um pouco maior para erro. Para quem errou bastante em 2014, é um ótimo negócio.

Carta na Mesa
A edição de quinta-feira, enfim, está disponível para download.

Comentários