32 dias para a história

Este foi sem dúvida o ano mais intenso de todos da vida do Carta na Manga, por um simples motivo, que durou 32 dias, de junho a julho. Não que os outros 333 não tenham tido grande importância, mas sabíamos desde que a Copa do Mundo foi designada para o Brasil, lá em outubro de 2007, que este meio de 2014 seria fantástico. Na verdade, foi bem mais do que isso.

Ter a oportunidade de cobrir uma Copa do Mundo de cabo a rabo, do começo ao fim, indo a cinco jogos no próprio estádio, foi uma experiência extraordinária. Mas não foi só isso: o Carta na Mesa realizado no Centro Aberto de Mídia da Copa de Porto Alegre, na Usina do Gasômetro, foi inesquecível para todos nós. Poder fazer o programa de lá só ajudou a aumentar ainda mais o clima do Mundial, para nós e para vocês, queridos ouvintes. E poder contar com participações frequentes de um argentino, nosso caríssimo Marcos Bernaola, e de um chileno, (Alejandro Cisternas) logo após o jogaço entre Brasil e Chile, foi um baita golaço que conseguimos marcar. Pessoalmente, conseguir cumprir a promessa de assistir a todos os 64 jogos da Copa e dar nota a cada jogador em cada partida foi também algo que me orgulha demais. Deu trabalho, claro, mas valeu muito a pena.

Por tudo isso, 2014 será um ano difícil de ser superado. Para o brasileiro apaixonado por futebol, a realização da Copa do Mundo aqui foi um marco para sempre, por pior que tenha sido o resultado diante da Alemanha e por mais que possamos (e devamos) criticar o modo nada transparente como a FIFA conduz o nosso esporte. Mas nada que mais um ano não resolva: que o grande legado deste ano seja nos envolvermos e nos apaixonarmos ainda mais por este jogo tão sensacional. E que em 2015 tudo o que vivenciemos possa chegar ao menos a 50% de tudo o que vivemos naquele mês mágico em que o mundo voltou os olhos para a nossa terra.

A primeira novidade para o ano que começa daqui a sete dias é a realização do Carta na Mesa também em janeiro e fevereiro, algo que nunca fizemos antes. Nestes primeiros dois meses do ano será em edições semanais, sempre às quintas-feiras, às 10h (ao vivo) e 13h (reprise). Em março, voltamos ao formato bissemanal. O trabalho escrito vocês já conhecem há quase uma década. E será mantido com o mesmo rigor e paixão de sempre.

Um grande abraço, ótimas festas e um 2015 de primeira pra todos nós!

Comentários