Partindo para cima

Das duas formações treinadas por Luiz Felipe durante a semana, a mais provável para começar o jogo de hoje, contra o Vitória, parece mesmo a primeira: Matías Rodríguez na direita, Pará na esquerda, dois volantes, Luan na meia, Fernandinho e Dudu nas pontas. A outra alternativa, com Lucas Coelho ao lado de Barcos e Breno na lateral soa bem mais um teste para segundo tempo, caso a equipe ainda precise de um gol no abafa, do que possibilidade inicial. Até porque, depois de treinar bolas paradas com este time, Felipão voltou a realizar um treino tático no esquema ofensivo trabalhado dois dias antes.

Embora há mais de um ano esteja claro que o Grêmio rende melhor com três volantes, uma alternativa de formação um tanto óbvia ainda não foi testada, nem por Scolari, nem pelo antecessor Enderson Moreira. Ela tem Luan e Dudu nas pontas e Alán Ruiz centralizado, armando jogadas, com dois volantes atrás. A impossibilidade de testar esta equipe hoje à noite se deve ao fato de o argentino estar suspenso. Sem ele, o time proposto por Felipão é adequado: o Grêmio tem 100% de aproveitamento jogando com dois volantes na Arena neste Brasileiro, terá dois ponteiros agudos e Luan, pelo meio, podendo inverter de posição com Barcos e entrar mais na área. Se assim for, a teoria promete bons resultados. O ideal, claro, é que isso fosse mais treinado, mas não há tempo, ainda mais em novembro.

A escalação projetada é bastante ofensiva, até pelo ingresso do vertical Matías Rodríguez na direita. E não poderia ser diferente: o confronto com o Vitória é, em tese, o mais fácil dos sete que o time gaúcho terá pela frente nesta reta final. Vencer é a absoluta obrigação, para se aproximar dos rivais de G-4, ultrapassar o Internacional ao menos por uma noite e, como o rival tem a dura tarefa de visitar o Santos amanhã, quem sabe até chegar ao Gre-Nal na frente do Colorado, algo que não acontece há 26 rodadas. Como vem tropeçando fora, o Grêmio precisa de pontos em casa para equilibrar a conta rumo à Libertadores.

Outro fator que obriga o Tricolor a ganhar é seu adversário. O Vitória, atual 16º colocado, não só luta contra o rebaixamento como vem extremamente desfalcado a Porto Alegre: Dinei, William Henrique, Marcinho e Escudero, todos peças importantes da parte ofensiva da equipe, não estão à disposição de Ney Franco, que escalará um time com quatro volantes, que vem ao Rio Grande para segurar o 0 a 0. Não há sentido escalar mais do que dois centromédios contra uma equipe que virá tão fechada, ainda mais que Riveros está suspenso. E faz todo o sentido escalar Matías, já que Zé Roberto, lateral mais ofensivo do elenco gaúcho, também não poderá jogar.

Noite da toalha
A rodada promete ser difícil para o torcedor colorado. Além de ver o time jogar num cenário onde jamais venceu em 17 partidas oficiais, o Inter terá de secar vários rivais diretos de tabela para não ficar para trás. Neste sábado, Fluminense, Grêmio e Corinthians têm boas chances de ultrapassá-lo, já que pegam adversários teoricamente mais fracos (Goiás, Vitória e Coritiba, respectivamente). Atual 4º colocado, o Colorado pode começar o jogo na Vila Belmiro no incômodo 7º lugar. Coisas de um campeonato equilibradíssimo.

Sem comemoração
Maxi Rodríguez fez de cabeça o gol de empate do Vasco diante do Paraná, na Vila Capanema, aos 48 da etapa final, mas sequer comemorou. O 1 a 1 foi melhor do que a encomenda para o time carioca, que não jogou nada em Curitiba. Em 3º lugar, os cruz-maltinos estão a sete do líder Joinville, muito longe do título. Faltando cinco rodadas, vários times encostam: Atlético Goianiense e Avaí têm 52, o Santa Cruz pode hoje ir a 54, o Ceará a 53. Faltando cinco rodadas, o Vasco ainda não subiu. Está bem encaminhado, mas, com a bolinha que vem jogando, permanece ameaçado.

Dia de ir à final
Depois de eliminar o Brasiliense, o Brasil de Pelotas está a um passo da final da Série D. Bateu o campeão paranaense Londrina por 3 a 1 no Bento Freitas sábado passado e pode perder por até um gol de diferença hoje no Estádio do Café para disputar o título contra Tombense ou Confiança. Não será fácil: além do título estadual, o Londrina chegou a derrotar o Santos em casa pela Copa do Brasil. Porém, para quem vem acumulando façanhas na quarta divisão nacional, é possível chegar lá.

Carta na Mesa
A edição desta quinta-feira já está disponível para download. O próximo programa é nesta segunda, às 10h (ao vivo) e às 13h (reprise), pela Rádio Estação Web.

Comentários