O gol mais importante do ano

Nenhum gol no 2014 do Internacional foi mais importante que o de Fabrício, aos 49 minutos do segundo tempo na dramática vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro. Um jogo no qual o Colorado ganhou pela insistência: diante dos reservas do Galo, apresentou as habituais dificuldades de criar jogadas por baixo, cada vez mais comuns, e insistiu em levantamentos para a área de Victor. Foi assim que o time de Abel Braga ganhou do Goiás, e foi assim de novo ontem - o gol de Fabrício ocorreu num chute cruzado, mas após rebote de mais um dos inúmeros cruzamentos feitos para a área mineira.

Futebol, no entanto, é o que menos importa neste momento. De um modo ou de outro, o Inter precisava ganhar, e cumpriu seu objetivo. Com 63 pontos, verá o jogo de hoje, entre Corinthians e Grêmio, quase que de sangue doce. Se empatasse, poderia ser ultrapassado por seu arquirrival após a rodada deste domingo. Agora, a situação se inverte: se o Tricolor perder hoje, bastará ao Colorado ganhar do Palmeiras e para não poder mais ser ultrapassado pelo rival. E o Corinthians, pelo menos por uma noite, foi superado.

Numa briga onde todos precisam fazer a sua parte, o Inter cumpriu a sua, mesmo que a duras penas. Mas cumpriu a sua desta semana. No sábado que vem há o Palmeiras, e será necessário ganhar de novo para seguir sem depender de ninguém. O Verdão é menos time que o Galo quase reserva, mas virá provavelmente desesperado, buscando a sobrevivência. Promete ser um adversário duro.

O primeiro classificado sai hoje
Corinthians, Internacional e Grêmio são, na prática, os três concorrentes mais fortes pelas duas vagas que restam à Libertadores. Os três dependem só de si mesmos, mas um deles perderá esta condição hoje à tardinha. Corinthians e Grêmio se enfrentam em busca da vantagem para as rodadas finais. Quem vencer, arrisco dizer, se classifica para a Libertadores. Cedo demais para arriscar palpites numa briga tão equilibrada? Nem tanto...

O Timão, ganhando, iria a 66, abrindo seis do Tricolor, cinco do Galo e no mínimo seis do Flu. Pegará o Criciúma na última rodada, devendo vencê-lo e, assim, ficar matematicamente inalcançável pelos demais. Já o Grêmio, se vencer, vai a 63, ultrapassando o Timão no saldo de gols. Só que, apesar da vantagem mínima de uma vitória sobre o rival, terá pela frente um Bahia provavelmente rebaixado e um Flamengo, na Arena, desinteressado. Dificilmente não fará os seis pontos e, assim, não teria mais como ser superado pelo Timão.

E o empate? Mantém tudo sob suspense por mais uma rodada. Se empatar no Rio com o Flu, o Corinthians se classifica. Se perder, deve dar Grêmio. Para passarem os dois juntos, só se o Inter tropeçar diante do Palmeiras.

Em tempo:
- O Vasco sobe, mas sem festa. O empate em 1 a 1 com o modesto Icasa foi a cara da campanha cruz-maltina: apenas suficiente, o mínimo para subir. Em 2015, muita coisa deve e precisa mudar. Com Eurico Miranda, a esperança é, contudo, pequena, talvez menor que o próprio futebol apresentado pelo time.

- E o Macaé calou o Mangueirão. No dramático 3 a 3 com o Paysandu, garantiu o título da Série C pelo saldo qualificado.

Comentários