Noite decisiva, noite de ganhar

O panorama atual, deste exato instante, do Campeonato Brasileiro é de G-5. O Atlético Mineiro, adversário do Internacional hoje à tardinha, está em 4º, mas também está ganhando a Copa do Brasil. Quarta-feira, este G-5 pode ser confirmado ou não: se der Cruzeiro na decisão do Mineirão, ele estará garantido; se der Galo, talvez não. Como utilizará reservas hoje, o time de Belo Horizonte pode cair posições nesta rodada. E, se for mesmo campeão, provavelmente perderá a mobilização para chegar entre os quatro primeiros.

Por isso, ganhar hoje é tão importante para o Inter. Trata-se de um jogo em casa, com um concorrente direto. Enquanto não é campeão da Copa do Brasil, o Atlético é como um inimigo de tabela qualquer, tal qual Grêmio, Corinthians ou Fluminense. E se esse inimigo vem com apenas três titulares (Victor, Pierre e Josué, para garantir consistência defensiva), tanto melhor.

A questão é o Internacional aproveitar o seu fator local. Lotar o Beira-Rio não é garantia de bom resultado. Nos vários jogos que fez com casa quase cheia, diante de rivais diretos, a campanha não é das melhores: o Colorado perdeu para São Paulo e Corinthians e só derrotou um Grêmio que, na época do jogo, não era um concorrente direto. O mais próximo de um bom resultado contra inimigo de tabela foi o 2 a 1 no Fluminense, mas não era o "grande jogo", o do estádio lotado, o da confirmação: era o de uma resposta após uma atípica e vexatória goleada sofrida em Chapecó.

É verdade que, Gre-Nal à parte, os resultados colorados têm sido bons, e no campeonato de pontos corridos é isso o que importa, definitivamente. Mas, para ganhar hoje do Galo, será preciso jogar mais. Mesmo suplente, o time de Levir Culpi é superior, por exemplo, ao Goiás, que veio aqui sem sua zaga titular e quase arrancou um empate. Nilmar fará falta, como já tem feito Eduardo Sasha desde que se lesionou. Mas Aránguiz e Alex voltam, a torcida vai em peso e a necessidade é absoluta de vitória, para que o Inter siga não dependendo de ninguém e assista o Corinthians x Grêmio de amanhã mais tranquilo. Não há desculpa que sirva para qualquer resultado que não seja o de vitória.

Dia de subir. E de cuidado
Hoje é o dia para o Vasco retornar à primeira divisão. Assim pensam todos os vascaínos, pelo menos. A equipe tem seis pontos de vantagem para o quinto colocado e precisa só de um ponto nos últimos dois jogos para garantir o acesso. Que oportunidade melhor haverá do que hoje, lotando o Maracanã, diante do modesto Icasa? Só há um probleminha: ameaçado pelo rebaixamento, o time cearense precisa de qualquer maneira vencer hoje. E isso tende a complicar o jogo, mesmo que o Vasco só tenha perdido uma vez em casa durante toda a Série B - aqueles históricos 5 a 0 para o Avaí. É para não ter que decidir vaga contra seu algoz do vexame daquela tarde que o time de Joel Santana precisa confirmar a promoção hoje.

Mais dificuldades
Enquanto o Corinthians ganha Ralf e Guerrero de volta, o Grêmio perde Geromel e, talvez, Barcos. O mistério com o argentino deve ir até uma hora antes de a bola rolar. Para um time que precisa vencer o jogo de domingo, são péssimas notícias para o Tricolor. Ainda assim, não há que se jogar a toalha: fazendo o jogo de imposição que fez fora de casa contra os cariocas Flamengo, Fluminense e Botafogo, por exemplo, o Grêmio tem condições de trazer um bom resultado de Itaquera. A dificuldade, claro, será grande: só o Figueirense, naquele jogo de estreia, ganhou lá até hoje.

Em tempo:
- Hoje se decide a Série C. O Paysandu, com um 0 a 0, conquistará o título no Mangueirão contra o Macaé. Ambos já estão promovidos à segunda divisão do ano que vem, ao lado de CRB e Mogi Mirim.

- Aliás, no nosso quadro Há Cinco Anos no Carta, lembramos de um Atlético x Inter ocorrido exatamente meia década atrás, e que praticamente garantiu a vaga colorada na Libertadores. Vale à pena lembrar!

Comentários