Uma Euro aleatória

O que a Islândia conseguiu que Espanha, Brasil e Argentina não conseguiram em 2014? Ganhar da Holanda é a resposta certa. Foi hoje, pela 3ª rodada das eliminatórias da Eurocopa. E com autoridade: 2 a 0, resultado que lhe vale a liderança do Grupo A. Sigurdsson, meia o Swansea, com dois gols, foi o herói da noite em Reykjavik.

É claro que a derrota laranja chama muito a atenção, mas a Islândia está longe de ser uma galinha morta, por mais incrível que possa parecer. Vale lembrar que a seleção islandesa esteve a um passo de se classificar para a Copa do Mundo deste ano - perdeu para a Croácia apenas na repescagem, eliminada, portanto, em uma fase idêntica a seleções tradicionais, como Romênia, Ucrânia e Suécia. Na atual eliminatória para a Euro, é a líder de uma chave que, além da Holanda, tem a forte República Tcheca. Até agora, além dos islandeses e dos tchecos, somente Eslováquia, Inglaterra, Croácia e Itália ganharam seus três jogos na competição até agora.

Aliás, o fato de a Euro 2016 ter 24 seleções, em vez das 16 habituais, pode estar colaborando para um fenômeno que temos visto neste começo de eliminatória: os grandes, possivelmente mais relaxados com a exigência menor, perdendo, e perdendo bastante, para seleções menores. A Holanda, que foi vítima hoje da Islândia, estreou perdendo para a República Tcheca e sofreu para ganhar de virada do inexpressivo Cazaquistão, e em Amsterdã. A Espanha perdeu por 2 a 1 para a Eslováquia, a Alemanha levou 2 a 0 da Polônia, Portugal perdeu para a Albânia em casa e a Bósnia, que foi a última Copa, perdeu em casa para o modestíssimo Chipre. Se as eliminatórias acabassem hoje, potências como Alemanha e Espanha estariam disputando a repescagem. Não tem mais moleza no Velho Continente.

Em tempo;
- Nos dois países platinos, o fim de semana serviu para os líderes dispararem. Na Argentina, o River foi a Rosario e ganhou do Newell's por 1 a 0, indo a 25 pontos (ainda invicto), contra 21 do Lanús. No Uruguai, o Nacional bateu o vice-líder Racing no confronto direto pela ponta, 2 a 0. O Bolso tem 24, contra 19 do Racing e do rival Peñarol.

- E o Brasil de Pelotas está a um passo de voltar à Série C. Bateu o Brasiliense de virada por 2 a 1 no Bento Freitas e ficou a um empate das semifinais e consequente promoção à terceira divisão nacional. Não será fácil: a equipe de Brasília é, provavelmente, a melhor de toda a Série D.

Comentários