Quem perde mais?

Eduardo Sasha não virou craque de uma hora para outra, mas é fato que ele mudou o jeito de o Internacional jogar. E não apenas neste Campeonato Brasileiro: há tempos venho cobrando o fato de o Colorado ser um time com muita posse de bola e pouca agudez ofensiva. Com Sasha, o Inter ganha em ofensividade. Trata-se de um meia que entra na área e conclui como atacante, com força e precisão. Com ele de titular, o time tem menos posse maçante e mais agressividade. Como ficará sem ele?

Vejo a torcida colorada depositar uma grande esperança em Nilmar. Esperança de que ele entre e marque os gols que a equipe vai precisar nesta reta final. Trata-se, porém, de uma contratação para 2015. Nilmar não atua desde 23 de abril, quase seis meses de parada. Está trabalhando com a preparação física do Inter há quase 20 dias, e trabalhará mais dez até ficar à disposição de Abel. Isso que fez pré-temporada com o Al-Jaish. Ou seja: está sem ritmo de jogo e num nível físico muito inferior aos demais. Tem qualidade para se impor como titular, mas dificilmente renderá tudo o que sabe já na largada.

Além do mais, não estamos falando apenas de alguém que faça gols. Sasha traz transição em velocidade e com verticalidade ao Internacional, enquanto Nilmar é um concluidor, ou, na melhor das hipóteses, um atacante rápido, grande parceiro para centroavante. São funções distintas, a começar pelo fato de que Sasha não joga de costas para o gol. No elenco do Inter, quem mais se aproxima de sua característica é Jorge Henrique, que jamais rendeu o que o rapaz de 22 anos tem rendido. Valdívia já apresenta um nível mais próximo, mas conclui bem pior, é um preparador. Alan Patrick, sim, parece uma opção mais adequada. Seu arquivamento ainda está mal explicado.

O Internacional perde muito sem Eduardo Sasha, mas Eduardo Sasha é quem mais perdeu com essa fratura que o tirará de combate até janeiro. Meia-atacante promissor, nunca teve chances suficientes par mostrar o seu valor, mas também nunca pediu passagem. Agora, Abel lhe deu uma sequência, seguiu insistindo nele mesmo que seus primeiros jogos tenham sido fracos, e ele correspondeu. Em sua melhor fase como jogador profissional, acaba sofrendo uma lesão que interrompe sua ascensão como titular do clube que o formou. Fica para 2015.

17 minutos avassaladores
O Palmeiras do primeiro tempo foi o Palmeiras que vai cair para a segunda divisão. Começou perdendo gols incríveis, sentiu o golpe, perdeu a imposição e saiu atrás no placar. No segundo, a história foi outra: em 17 minutos, dos 7 aos 24, marcou quatro vezes e encaminhou sua importantíssima vitória por 4 a 2 sobre a Chapecoense. O resultado garante a equipe fora da zona de rebaixamento até o final desta rodada - somente o Botafogo pode ultrapassá-lo, caso derrote o Vitória.

Desfalques paulistas
Se o Grêmio virá completinho, o São Paulo tem problemas para o jogo deste sábado, na Arena. Álvaro Pereira e Denílson estão suspensos, Auro deve começar no banco após um incômodo na perna e Souza pode pegar um gancho no STJD.

Carta na Mesa
Pedimos desculpas pelo enorme atraso. As edições de segunda e quinta-feira do nosso programa estão disponíveis para download nos links correspondentes. Lembramos sempre que o Carta na Mesa é veiculado todas as segundas e quintas, às 10h, ao vivo, e às 13h, em reprise, pela Rádio Estação Web.

Comentários