A sétima chance

O Grêmio terá hoje sua sétima chance só neste returno de entrar no G-4. A derrota para o São Paulo no último sábado causou um temor entre os gremistas: o de que a equipe tem um bloqueio mental na hora de atingir este objetivo, que é mínimo para as suas aspirações no Campeonato Brasileiro. Na verdade, não é bem isso: nas seis oportunidades anteriores, em pelo menos três delas a equipe de Luiz Felipe fez sua parte, mas os resultados paralelos não ajudaram. Quando estes ajudaram, sim, é que o Grêmio não se ajudou.

Desta vez, a probabilidade é grande, talvez a maior de todas. E tudo começa por hoje à noite: bater o Sport é obrigação. O Grêmio só não dormirá no G-4 se perder, o que é muito improvável, dada a péssima campanha longe de casa dos pernambucanos (2 vitórias, 2 empates, 9 derrotas, 7 derrotas consecutivas, jejum de vitórias de quatro meses). O problema é que empatar não basta: a equipe terminará a quarta-feira na zona da Libertadores, mas sairá dela qualquer que seja o resultado de Fluminense x Atlético Mineiro, amanhã. O negócio é ganhar o jogo e torcer para que o Galo não vença no Maracanã. Dois resultados bem possíveis, mas que precisam necessariamente vir em combinação.

Há dois desfalques entre os titulares. Tiago deve ser o goleiro no lugar de Marcelo Grohe, enquanto Giuliano e Alán Ruiz disputam a vaga de Luan no meio. O argentino parece mais preparado fisicamente e em melhor momento técnico, e deveria ser o dono da posição nesta quarta. Ausências que pesam, mas não podem servir de justificativa para um eventual mau resultado.

O Sport vem em queda, tem desempenho ridículo longe de Recife, mas merece todos os cuidados. Recentemente, o Grêmio se tornou o primeiro time a não bater o Santos jogando como mandante após a Copa do Mundo, e não convém repetir a "façanha" hoje. O Leão vem de sete derrotas seguidas fora de Pernambuco, mas é um time experiente, de bons jogadores, disputava lugar no G-4 até pouco tempo e, lembremos, não ganhou do Grêmio por detalhe no primeiro turno. Não é páreo corrido.

As seis chances desperdiçadas pelo Grêmio
20ª rodada: depois de vencer o Flamengo no último minuto no Maracanã, o Tricolor repetiu o feito diante do Atlético Paranaense, em casa. Dormiu aquela noite de quarta-feira no G-4. Porém, a vitória do Corinthians sobre o Atlético Mineiro, no dia seguinte, fez o time de Luiz Felipe baixar para a 5ª colocação.

21ª rodada: favorecido pela derrota do Corinthians para o Flamengo, o Grêmio poderia entrar no G-4 se derrotasse o Atlético Mineiro, no Independência. O empate em 0 a 0 deixou o Tricolor em 6º, mas foi valorizado por ter segurado um concorrente direto.

22ª rodada: o Fluminense fracassou em Salvador diante do Vitória, e o Corinthians em casa contra a Chapecoense. Bater o Santos na Arena colocaria o Grêmio no G-4. Resultado: 0 a 0 e 5ª colocação.

23ª rodada: desta vez, o Grêmio entrou em campo sem chances de G-4, já que o Corinthians derrotara o São Paulo às 16h. Às 18h30 o Tricolor bateu a Chapecoense e se manteve em 5º.

24ª rodada: o Grêmio empatava com o Fluminense no Maracanã, resultado que o impedia de entrar na zona da Libertadores, mas um golzinho sofrido pelo Corinthians no fim contra o Figueirense fez o time gaúcho novamente dormir no G-4. A vitória do Atlético Mineiro sobre o Santos no dia seguinte, porém, acabou com a festa.

25ª rodada: rodada em que o Grêmio chegou mais perto do G-4. A equipe batia o Botafogo no Maracanã e todos os resultados paralelos ajudavam. Porém, o Galo fez dois gols no Vitória no finzinho e se manteve na zona da Libertadores.

26ª rodada: a grande chance. Era bater o São Paulo em casa e entrar no G-4. O Grêmio, apesar disso, perdeu por 1 a 0. Como o Atlético perdeu para o Criciúma horas depois, até um empate teria bastado para o objetivo ser alcançado.

Eleições
Resultado absolutamente dentro do esperado. Romildo Bolzan e Homero Bellini eram mesmo os favoritos e farão o segundo turno gremista no próximo dia 18. Agora, é tudo com o sócio.

Comentários

Chico disse…
Tem que jogar o Ruiz no lugar de Luan.