Vitória cirúrgica

Os três pontos conquistados pelo Internacional neste final de semana foram, talvez, os mais importantes deste Brasileirão. O que era um princípio de crise virou crise após a derrota em Salvador, e dar uma trégua no mau momento era mais que necessário. Principalmente porque agora o Colorado terá dois jogos complicados fora de casa em sequência: o Sport, em Recife, e o Atlético-PR, em Curitiba. Estar dentro do G-4 após esta semana complicada será um encaminhamento de vaga para a Libertadores, afinal, haverá Criciúma e Coritiba em sequência no Beira-Rio depois disso (embora em casa a equipe gaúcha tenha se complicado ultimamente, vale alertar).

Para vencer ontem, Abelão mudou peças, mas o Inter não foi só inovação. Afinal, em campo se viu a equipe no esquema antigo, o do Gauchão. Sem Willians, o técnico não insistiu na má fase de Ygor, escalando Wellington preso à frente da zaga e Aránguiz na segunda linha do meio, e não tão adiantado como recentemente. Fabrício, Dida e Rafael Moura parecem ter perdido mesmo a posição para Alan Ruschel, Muriel (que azar!) e Wellington Paulista. Mas nem tudo foi lindo: se depois de abrir o placar o Colorado dominou o jogo, antes disso poderia ter sofrido pelo menos três. A equipe segue apresentando vários problemas, especialmente defensivos.

Por isso pensar em título ainda é delírio. São nove pontos de diferença e o Inter vem jogando muito pior do que o Cruzeiro - isso sem falar no São Paulo. Mas o resultado de ontem, por mais que fosse obrigatório, recoloca o Colorado na parada por Libertadores. Agora, restará fazer sua parte, e aí reside a grande dúvida: qual é o Internacional que vai enfrentar os dois jogos fora de casa? O de depois da Copa ou o do último mês? Porque a equipe de Abel já se mostrou ser irregular o suficiente para oscilar muito de desempenho. É uma equipe que pode ser duas, mas que, na verdade, não é nenhum delas - nem o timaço pós-Copa, nem o timeco pós-Ceará.

Rodada dos mandantes
Dentre os visitantes, só o Grêmio não perdeu nesta rodada, e só Coritiba e Sport marcaram gols. Neste domingo, nenhum time que jogou fora de casa balançou as redes. A rodada foi toda de quem jogou sob seus domínios. Para a Dupla Gre-Nal, o grande resultado foi a vitória do Flamengo sobre o Corinthians, um triunfo que reflete a superioridade carioca, mas obtido graças a um gol absurdamente irregular.

Em média, 18.216 torcedores foram aos estádios neste final de semana. A média do campeonato é de 16.639. Os gols seguem raros: foram 21 em 10 jogos, equivalentes à média de apenas 2,12 por partida deste Brasileirão.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - 21ª rodada
INTERNACIONAL (2): Muriel (Dida); Diogo, Paulão, Ernando e Alan Ruschel; Wellington, Aránguiz, D'Alessandro (Bertotto), Alex e Jorge Henrique (Eduardo Sasha); Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga
BOTAFOGO (0): Jefferson; Edílson, Bolívar, André Bahia e Júlio César; Rodrigo Souto (Ferreyra), Gabriel, Ramírez e Rogério; Wallyson (Yuri Mamute) e Zeballos (Sidney). Técnico: Vagner Mancini
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 14/09/2014; Horário: 16h; Público: 19.456; Renda: R$ 475.885,00; Gols: Alex 40 do 1º; Eduardo Sasha 13 do 2º; Cartão amarelo: Alan Ruschel, Bertotto, Bolívar, Rogério e Sidney; Nota do jogo: 7; Melhor em campo: Alex

Comentários