Os milagres foram cariocas

Falávamos ontem que quatro equipes entravam na rodada de volta das oitavas da Copa do Brasil na busca de um milagre. Pois duas delas conseguiram, o que sugere que reviravoltas em torneios de mata-mata nunca podem ser descartadas. A não ser, claro, no caso do Santa Rita. Reverter 5 a 0 diante do melhor time do Brasil era impossível. O time alagoano chegou a fazer 1 a 0, mas o Cruzeiro virou o jogo e ficou com a vaga para enfrentar o ABC.

As duas viradas sensacionais vieram dos cariocas. A do Flamengo foi impressionante, mas talvez um pouco menos surpreendente que a do Botafogo. Afinal, o time de Vanderlei Luxemburgo tinha o favoritismo para vencer o Coritiba, dado o momento que ambos vivem. Porém, devolver os 3 a 0 era tarefa pra lá de complicada. O Rubro-Negro conseguiu. Dois dos gols foram de pênalti, o que deu um enganoso indício de que a decisão por pênaltis poderia ser tranquila. Foram 12 cobranças, sete erros, e 3 a 2 para o Fla, que segue adiante na competição.

A virada do Botafogo foi ainda mais sensacional. Porque, embora tenha projeção nacional superior à do Ceará como clube, o Fogão, mesmo na elite, é pior do que o time cearense neste momento, e precisava reverter um 2 a 1 na ida que havia ficado barato, mesmo no Maracanã. O jogo teve três viradas, um blecaute de 20 minutos no Castelão cheio (39 mil torcedores) e dois gols nos acréscimos. Quando a partida estava em 2 a 2, o terceiro gol do Ceará, de Bill, aos 30, praticamente definia a parada. E o jogo seguiu assim até os 49, quando Ramírez empatou. Mas ainda faltava mais um, no último minuto. Ele veio, num chute espetacular de André Bahia, no ângulo. O Fogão segue e pegará o Santos com a moral nas alturas. O Ceará reclama que a arbitragem deu mais acréscimo do que prometera. Mas nada apagará sua bela campanha.

Quem não conseguiu a reversão, mas também chegou pertinho, foi o Atlético-PR. O América-RN fez 3 a 0 em Natal, segurou o 0 a 2 em Curitiba e se classificava para as quartas, onde pegará o Flamengo. Carnaval potiguar: dois clubes do Rio Grande do Norte estão entre os oito finalistas da Copa do Brasil. Um feito inédito e extremamente enriquecedor para o futebol do estado.

Ficha técnica
Copa do Brasil - Oitavas de final - Jogo de volta
CEARÁ (3): Jaílson; Samuel Xavier, Anderson, Alex Lima e Vicente; João Marcos, Ricardinho (Michel), Eduardo e Nikão (Souza); Magno Alves e Bill (Amaral). Técnico: Sérgio Soares
BOTAFOGO (4): Andrey; Edílson, Bolívar, André Bahia e Júnior César (Júlio César); Gabriel, Bolatti (Ferreyra), Ramírez e Daniel (Yuri Mamute); Wallyson e Emerson Sheik. Técnico: Vagner Mancini
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE); Data: quartas de final, 03/09/2014; Horário: 22h; Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG); Público: 38.949; Renda: R$ 828.148,00; Gols: Edílson 14, Bill 20, Magno Alves (pênalti) 26 e Yuri Mamute 46 do 1º; Bill 30, Ramírez 49 e André Bahia 50 do 2º; Cartão amarelo: Anderson, Samuel Xavier, Ricardinho, Michel, Ramírez, Emerson Sheik e Yuri Mamute; Nota do jogo: 10; Melhor em campo: Bill

Números do jogo
Finalizações: Ceará 20 x 14 Botafogo
Chances de gol: Ceará 6 x 8 Botafogo
Passes errados: Ceará 31 x 26 Botafogo
Desarmes: Ceará 16 x 15 Botafogo
Faltas cometidas: Ceará 21 x 16 Botafogo
Impedimentos: Ceará 4 x 4 Botafogo
Escanteios: Ceará 1 x 4 Botafogo
Posse de bola: Ceará 45% x 55% Botafogo
Análise: os números mostram o que foi a partida. Os torcedores que foram ao Castelão viram um confronto aberto, equilibrado, intenso e bem jogado. Só não ficaram contentes porque o Ceará acabou eliminado.

Comentários