O sexto elemento

A vitória no Maracanã deve mudar o patamar do Grêmio dentro do Campeonato Brasileiro. De time de meio de tabela, o Tricolor provavelmente passará a brigar mais seriamente por G-4 a partir de agora. Dentro da panelinha dos cinco primeiros (Inter, São Paulo, Corinthians e Fluminense, com o Cruzeiro bem longe de todos), ele já está. Mas não se trata somente de pontuação. O resultado conquistado num estádio lotado por quase 60 mil flamenguistas, além de extremamente difícil de ser obtido, foi o terceiro seguido da equipe no campeonato. E não é apenas uma boa fase: a equipe de Luiz Felipe tem jogado sistematicamente bem. A vitória de hoje já poderia ter vindo contra o Cruzeiro, por exemplo. Desta vez, de fato veio.

O resultado foi merecido, e poderia ter sido construído já no primeiro tempo. Depois do enorme desgaste de reverter o 3 a 0 contra o Coritiba na quarta-feira, era natural que o Flamengo entrasse sem o mesmo foco e concentração. O Grêmio aproveitou isso para se impor no primeiro tempo com uma marcação agressiva e adiantada. Tudo a partir de uma ótima atuação de seus três volantes. Walace foi um limpa-trilhos à frente da zaga, mas com saída de bola sempre qualificada. Matheus Biteco e Fellipe Bastos fizeram o vaivém com grande vitalidade. Dudu e Lucas Coelho se aproximavam. Giuliano é que jogava menos do que sabia, deslocado como ponta direita. Foram quatro chances criadas na etapa inicial, contra apenas uma do Mengão.

No segundo tempo, a tática mudou, muito por conta do Flamengo. Luxemburgo corrigiu o posicionamento de sua equipe aproximando os jogadores em triangulações pelas beiradas (Léo Moura-Márcio Araújo-Arthur de um lado, João Paulo-Canteros-Mugni de outro), adiantou a linha de zaga e ocupou mais o campo gaúcho. O Grêmio até tentou impor sua pressão no começo, mas era difícil manter o ritmo dos 45 iniciais até os 90. Então, o mais inteligente era mesmo se fechar atrás e contragolpear. Entraram Luan e Fernandinho, os dois pontas viravam meias, formando um 4-1-4-1 sólido atrás e rápido na frente. O gol surgiu em jogada de ambos, brilhando a estrela de Felipão - contra Luxa, costuma brilhar ainda mais.

O Grêmio mostrou que tem um time melhor que o do Flamengo (embora os cariocas não tenham jogado mal), mas ser melhor não basta para vencer no Maracanã lotado. É preciso ter também personalidade. Hoje, o Tricolor mostrou a qualidade defensiva de sempre, embora tenha pecado ofensivamente e quase deixado mais uma vitória escapar. No entanto, além da obediência tática, houve também banco de reservas. O fato de dois jogadores que estavam no banco construírem a bela jogada do gol mostra que há qualidade suficiente para manter o nível - fato também demonstrado pelo fato de o time ter vencido hoje sem Matías Rodríguez, Ramiro, Riveros e Barcos, todos em tese titulares.

Seja como for, e embora não se trate de um time sequer perto de ser brilhante, há um padrão de jogo já evidente no bom trabalho feito até aqui por Luiz Felipe. O Grêmio é um time que marca muito forte, alterna marcação adiantada com o fechamento de espaços e contragolpes rápidos, tem jogadas pelos dois lados e conta com volantes muito intensos, tanto os titulares quanto os reservas (hoje, jogaram dois teoricamente reservas). Se diante de todos os percalços porque passou neste primeiro turno o time fez 31 pontos, não há motivos para não pensar em um returno ainda melhor.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - 19ª rodada
FLAMENGO (0): Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Chicão e João Paulo; Recife (Amaral), Márcio Araújo, Canteros e Mugni (Gabriel); Arthur (Eduardo da Silva) e Alecsandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GRÊMIO (1): Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Matheus Biteco e Fellipe Bastos; Giuliano (Fernandinho), Lucas Coelho (Luan) e Dudu. Técnico: Luiz Felipe
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ); Data: sábado, 06/09/2014; Horário: 18h30; Árbitro: André Luiz Castro (GO); Público: 59.680; Renda: R$ 1.756.956,00; Gol: Luan 46 do 2º; Cartão amarelo: Amaral, Walace e Fellipe Bastos; Nota do jogo: 6; Melhor em campo: Fellipe Bastos

Números do jogo
Finalizações: 
Flamengo 8 x 11 Grêmio
Chances de gol: Flamengo 5 x 7 Grêmio
Passes errados: Flamengo 37 x 39 Grêmio
Desarmes: Flamengo 40 x 16 Grêmio
Faltas cometidas: Flamengo 8 x 13 Grêmio
Impedimentos: Flamengo 2 x 0 Grêmio
Escanteios: Flamengo 4 x 8 Grêmio
Posse de bola: Flamengo 60% x 40% Grêmio
Análise: mesmo fora de casa, o Grêmio finalizou mais, criou mais chances e teve o dobro de escanteios. Ainda que tenha tido menos posse de bola, foi sempre mais perigoso com ela nos pés.

Jogo de botão

Comentários

Chico disse…
Luxemburro como sempre no caderninho!

Calar o Maracanã não é novidade pro Tricolor.

Cariocas fregueses!

Contra tudo e contra todos! Dá-le GRÊMIO!
Anônimo disse…
20 jogos seguidos sem perder pra cariocas (15v 5e), provavelmente um recorde.

E fazia falta ganhar assim, contra um adversário embalado e fora de casa. Só precisamos (principalmente a torcida, a meu ver) de mais paciência pros jogos na arena.

Tiago
Vicente Fonseca disse…
Cara, que dado impressionante esse das 20 partidas invictas. Posso fazer um post relembrando os jogos desta sequência aqui no Carta? Te darei o devido crédito pelo apontamento.

Grande abraço.
Anônimo disse…
Claro, tinha visto no GE, mas eles não mencionaram os jogos contra o Fluminense na LA de 2013.

Abraço

Tiago