O bom começo da renovada Inglaterra

Sem as estrelas que defenderam a seleção nos últimos 10 anos, a Inglaterra entra renovada nas eliminatórias para a Euro 2016. A média de idade do time que enfrentou a Suíça ontem em Basileia foi de pouco mais de 24 anos, sendo que sete jogadores que começaram como titulares tinham menos de 25. E a meninada começou muito bem, dando esperanças de que uma boa geração esteja por vir e de que o fracasso na Copa do Mundo recém acabada foi mesmo por conta da inexperiência da equipe, que ainda tem muito a amadurecer.

Ontem, a Inglaterra não entrou como favorita diante dos suíços. Afinal, a seleção dona da casa, além da vantagem óbvia de ser a mandante, foi cabeça de chave na Copa 2014 (coisa que os ingleses não foram), tem um time mais experiente e entrosado (a equipe que começou o jogo era exatamente a mesma do Mundial, à exceção do goleiro) e vinha de uma Copa melhor que a dos ingleses. Mas coube a Welbeck, um dos símbolos da nova geração, marcar os dois gols da vitória por 2 a 0. Um excelente resultado, traduzido pela atuação superior do English Team perante os suíços.

O resultado praticamente classifica a Inglaterra para a próxima Euro. Exagero? Nem tanto. Claro, estamos na 1ª de 10 rodadas, mas agora são 24 as seleções que disputam o torneio continental europeu, e não mais 16. Da chave de Suíça e Inglaterra, que contém ainda Lituânia, Estônia, Eslovênia e San Marino, sairão dois classificados e muito provavelmente um terceiro ainda disputará a repescagem. Está fácil demais chegar à Eurocopa. Para as seleções grandes, como Suíça e Inglaterra, as eliminatórias são quase questão de cumprir a tabela. Os ingleses, porém, podem aproveitá-las de forma mais séria para dar corpo à equipe que vem se formando. A manutenção de Roy Hodgson, apesar do fracasso no Brasil, é um bom caminho que está sendo seguido.

Das seleções grandes, quem se complicou mesmo nesta primeira rodada foi Portugal, que levou 1 a 0 em casa da pobre Albânia. Espanha e Alemanha venceram, Holanda e Itália estreiam hoje. A França, anfitriã, só aguarda os demais 23 países que invadirão seu território daqui a pouco menos de dois anos.

Ficha técnica
Eliminatórias da Eurocopa 2016 - Grupo E - 1ª rodada
SUÍÇA (0): Sommer; Lichtsteiner, Djourou, Von Bergen e Rodríguez; Inler, Behrami e Xhaqa (Dzemaili); Shaqiri, Seferovic e Mehmedi (Drmic). Técnico: Vladimir Petkovic
INGLATERRA (2): Hart; Stones, Cahill, Jones (Jagielka) e Baines; Henderson, Wilshere (Milner), Delph e Sterling; Welbeck e Rooney (Lambert). Técnico: Roy Hodgson
Local: St. Jakob Park, Basileia (SUI); Data: segunda-feira, 08/09/2014; Horário: 15h45; Árbitro: Cuneit Çakir (TUR); Público: 35.500; Gols: Welbeck 12 e 48 do 2º; Cartão amarelo: Delph e Lambert; Nota do jogo: 6; Melhor em campo: Welbeck

Números do jogo
Finalizações: Suíça 12 x 12 Inglaterra
Chances de gol: Suíça 4 x 8 Inglaterra
Faltas cometidas: Suíça 13 x 6 Inglaterra
Impedimentos: Suíça 2 x 3 Inglaterra
Escanteios: Suíça 5 x 6 Inglaterra
Posse de bola: Suíça 49% x 51% Inglaterra
Análise: mesmo tendo cometido poucas faltas, a Inglaterra marcou melhor que a Suíça. Jogou no contra-ataque durante todo o segundo tempo, e criou mais perigo que sua adversária deste modo. Teve mais posse de bola por ter dominado a etapa inicial.

Jogo de botão

Comentários