A vitória mais importante do ano

A vitória de ontem sobre o América-MG foi a mais importante do ano para o Vasco. Além de interromper uma série terrivelmente negativa, cujo fundo do poço foi a goleada sofrida em casa diante do Avaí na semana passada, o resultado faz o time carioca ultrapassar os rivais mineiros, e o melhor: encerrar a 20ª rodada da Série B no G-4. Tudo isso conquistado fora de casa.

Foram dois Vascos no Independência. O do primeiro tempo foi muito inseguro, como vinha sendo. Tomou um gol logo de saída, mas teve a felicidade de reagir rápido. Ainda assim, mais por fatores externos que graças a méritos próprios. O gol de Douglas Silva foi um golpe de sorte, e o de Thalles um erro crasso da defesa americana. O América-MG seguia melhor em campo mesmo perdendo e chegou ao empate com Obina, em uma péssima saída do péssimo goleiro Diogo Silva. As perspectivas para o segundo tempo eram ruins.

Foi aí que o time cruz-maltino recuperou a grandeza. O Vasco protagonista da Série B, aquele que devia aparecer sempre, resolveu dar as caras depois de muito tempo. A equipe se adonou do jogo, criou várias chances e, embora o gol da vitória tenha vindo novamente na sorte (um desvio na barreira que matou o goleiro Fernando Leal na falta batida por Rodrigo), foi um tento conquistado, muito buscado, e que veio com todo o merecimento. Um 3 a 2 importantíssimo, num sábado especial para os torcedores vascaínos, tão acostumados a sofrer neste 2014.

A rodada deste sábado ainda favoreceu o Vasco. O Ceará foi a Itápolis e foi surpreendido, levando 3 a 1 do Oeste. O Avaí não passou de um 0 a 0 em casa com o América-RN. O Joinville é o novo líder, 36, contra 35 de Ceará, Avaí e Vasco. O América-MG, que chegou a liderar enquanto vencia o jogo de hoje, acabou em 6º, com 33. Nuances da segundona mais equilibrada de todos os tempos nos pontos corridos.

Ficha técnica
Brasileiro/Série B - 20ª rodada
AMÉRICA-MG (2): Fernando Leal; Pablo, André, Adalberto e Gílson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Doriva (Raul) e Renan Oliveira (Patrick); Willians e Obina (Júnior Negão). Técnico: Moacir Júnior
VASCO (3): Diogo Silva; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Guiñazú, Aranda, Pedro Ken (Rafael Vaz), Douglas (Dakson) e Maxi Rodríguez (Rafael Silva); Thalles. Técnico: Jorge Luiz
Local: Independência, Belo Horizonte (MG); Data: sábado, 06/09/2014; Horário: 16h10; Árbitro: Alinor da Paixão (MT); Público: não divulgado; Renda: não divulgada; Gols: Willians 1, Douglas Silva 13, Thalles 23 e Obina 41 do 1º; Rodrigo 34 do 2º; Cartão amarelo: Andrei Girotto, Guiñazú, Pedro Ken, Thalles e Diego Renan; Nota do jogo: 8; Melhor em campo: Thalles

Números do jogo
Finalizações:
América 11 x 4 Vasco
Chances de gol: América 9 x 11 Vasco
Passes errados: América 12 x 27 Vasco
Desarmes: América 13 x 12 Vasco
Faltas cometidas: América 19 x 16 Vasco
Impedimentos: América 4 x 3 Vasco
Escanteios: América 3 x 4 Vasco
Posse de bola: América 40% x 60% Vasco
Análise: com muitos meias e só um atacante na frente, o Vasco criou muito e chutou pouco. Ainda assim, e apesar do alto número de passes errados, mereceu a vitória pelo bom segundo tempo que fez. O grande número de oportunidades evidenciam o quanto o jogo foi aberto no Independência.

Comentários