A Dupla Ca-Ju por um fiozinho de esperança

Tudo parecia dar certo para o Caxias: o Guaratinguetá, concorrente direto, perdeu para o São Caetano no sábado. Ontem, o próprio Macaé perdeu para o já classificado Mogi Mirim. Uma simples vitória sobre o Guarani colocaria o time grená no G-4 da Série C. Mas veio a derrota: Fumagalli, de pênalti, fez o gol que tira o Bugre de qualquer situação de risco, que rebaixou o São Caetano à Série D e que praticamente elimina o Caxias de qualquer chance de classificação.

A trajetória foi trágica, e está longe de ser inédita. O Caxias começou a Série C muito bem. Na última rodada do primeiro turno, derrotou o Macaé por 1 a 0 no Centenário, acumulando 18 pontos em 9 jogos, fincadinho dentro da zona de classificação. No returno, basicamente apenas fracassos: quatro empates e quatro derrotas que não só tiraram o time de uma situação confortável como o colocaram na 7ª colocação, bem longe de qualquer chance de chegar à segunda fase. Foram duas goleadas em sofridas em casa (3 a 0 para Guaratinguetá e Tupi), um 2 a 0 sofrido para o rebaixado São Caetano e um modesto 1 a 1 com o lanterninha Duque de Caxias.

A campanha do Juventude não foi diferente. Nos primeiros seis jogos, três vitórias e três empates, 12 pontos conquistados e a sensação de que a volta à Série B era não apenas possível, como provável. O retorno após a parada para a  Copa do Mundo, porém, foi trágico: três derrotas seguidas logo na largada, troca de técnico, duas vitórias obtidas em 11 jogos. Hoje, o Papo não corre risco de queda, mas é apenas o 8º, com os mesmos 22 pontos do Caxias.

A classificação de ambos é extremamente improvável. O Caxias precisa vencer o Macaé fora de casa por saldo ao menos idêntico caso o Ju também vença e torcer tropeços de Guarani e Guaratinguetá, que jogam em casa contra os classificados Tupi e Madureira. Já o Papo tem de vencer o vice-líder Mogi Mirim por diferença superior aos grenás caso estes derrotem o Macaé e secam o Guaratinguetá contra o Madureira. Dá, mas é complicado demais, principalmente porque nenhum dos dois vem fazendo sua parte.

As chances de sucesso do interior nas divisões inferiores do Brasileirão provavelmente ficarão restritas, mais uma vez, à Série D. O Brasil obteve um importante 0 a 0 contra o Operário de Várzea Grande, e agora joga por vitória simples em Pelotas, Passando, ficará a dois jogos de subir para a terceira divisão novamente.

Comentários

"A trajetória foi trágica, e está longe de ser inédita."

Resumiu as campanhas do Caxias na Série C nos últimos três ou quatro anos. É sempre a mesma coisa: começa sensacional, dando esperanças, e lá no fim perde o fôlego e cai fora da disputa. Parece nunca aprender com os fracassos. Não surpreende mais.
Vicente Fonseca disse…
E o contrário do que o Caxias fez em 2004, quando largou muito mal na Série B e quase ficou entre os oito. UMa pena.
Anônimo disse…
É verdade. Assim como também é muito fácil para o Sr. Presidente da FGF colocar na conta da dupla Grenal, com a sua torcida predominante em quase todas cidades do RS, a responsabilidade pelo fracasso dos times do interior nas divisões de acesso. Principalmente quando questionado sobre o sucesso de SC, que pode ter 5 clubes na série A de 2015. A FGF tem que ser mais atuante e lutar de verdade pelo futebol do nosso interior.

Abraço,

Marcus Staffen
Vicente Fonseca disse…
Concordo plenamente, Marcus! Grande abraço.