Uma nova chance, dez anos depois

Entre os torcedores do Grêmio, Michel Bastos sempre será lembrado como um jogador talentoso, de chute forte, mas indisciplinado. Começou muito bem, com belos gols de fora da área, mas foi caindo até ser dispensado do clube por portar bebida na concentração. Fez carreira na França, mas isso importa pouco para os demais torcedores brasileiros: o fraco desempenho como lateral titular na Copa do Mundo de 2010 o tornou um dos jogadores mais discretos a vestir a camisa da seleção em um Mundial. Agora, uma nova chance.

O Michel Bastos que acerta seu retorno ao Brasil para jogar no São Paulo é bem mais maduro que o dos tempos de Grêmio. Dez anos se passaram desde aquele episódio do rebaixamento de 2004. Aos 31 anos, o chute potente continua, mas agora o que se vê é um jogador polivalente, que joga tanto na lateral como na meia. Um jogador agressivo e capaz de dar ao Tricolor Paulista o que tanto tem lhe faltado: arremates de longe. Ganso é um jogador de toque, mas poucas conclusões. Uma arma como esta se fazia necessária.

Com Michel Bastos, o São Paulo qualifica ainda mais o seu grupo, que já era um dos melhores do país. Mas há dois alertas a fazer. O primeiro é o de que a entrada talvez não seja imediata, afinal, ele vinha em férias. Não atua desde maio, quando foi disputado o último jogo da Roma pelo Campeonato Italiano. Segundo: Álvaro Pereira não é brilhante, mas dá consistência à lateral esquerda tricolor. Tirá-lo pode prejudicar o equilíbrio defensivo da equipe. Melhor seria Michel começar no banco e aos poucos ir entrando como meia, ou em jogos em que o time precise atacar.

Em tempo:
- A temporada 2014/15 começou como terminara a 2013/14: com gols decisivos de Cristiano Ronaldo. No primeiro jogo do ano, já o primeiro título do Real Madrid. Na final da Supercopa Europeia, o português marcou os dois da vitória por 2 a 0 sobre o Sevilla.

- Depois de um bom tempo penando na parte intermediária da tabela, o Vasco já é o vice-líder da Série B. Ganhou a terceira seguida, desta vez sobre o Náutico, 1 a 0, na Arena Pernambuco, e foi a 28 pontos. O líder é o Ceará, que pega o Inter hoje e tem 31.

- Hoje é o último dia para quem quiser trazer jogadores do exterior. A janela está fechando.

Comentários