Segura o América!

Depois de um período de irregularidade na Série B, o América-MG (1º, 32) parece ter voltado à grande fase. Nesta semana, num espaço de apenas três dias, venceu dois adversários diretos e saiu do 5º lugar para a liderança. Terça foram os 2 a 0 sobre o Luverdense (7º, 27). Ontem, convincentes 3 a 0 na Ponte Preta (6º, 28), outra postulante à vaga na Série A. Caiu no Horto...

A equipe mineira, que nem ocupava lugar dentro do G-4 até terça-feira, hoje é a líder. Claro, poderá ser ultrapassada por Ceará e Avaí, que jogam neste sábado, mas já está à frente do Vasco (2º, 32), que ontem cedeu o empate no sertão cearense para o Icasa (16º, 19) no finzinho, 1 a 1. Está claro que aquela ameaça de polarização entre Vasco e Ceará na briga pelo título já não existe mais, pelo menos no momento. Ambos tropeçaram em seus dois últimos jogos e abriram espaço para o crescimento de outras equipes, num dos campeonatos mais equilibrados e interessantes dos últimos anos na segunda divisão.

Além de América-MG e Avaí, que já fazem parte deste bolo, pode se juntar à turma de cima o Joinville (5º, 32), que, se vencer o Luverdense (7º, 27) hoje, também ultrapassará o Vasco.

Dia de recuperação
Botafogo (16º, 16), Internacional (2º, 31) e Palmeiras (20º, 14) vivem realidades bem diferentes dentro do Campeonato Brasileiro, mas o sábado é de uma palavra comum aos três: recuperação.

Se quiser se manter na disputa pela ponta, o Colorado precisa vencer o Atlético-MG (8º, 23) no Independência, uma tarefa difícil, mas necessária. O Cruzeiro (1º, 36) joga amanhã no Serra Dourada contra o Goiás (11º, 20), e é favorito. Em caso de tropeço rubro, a vantagem pode subir para 7 ou até 8 pontos, distância já longa demais, mesmo faltando 21 rodadas para o final.

O Fogão tem um duelo direto com a Chapecoense (12º, 19) marcado para o Maracanã, e só uma vitória lhe dá a garantia de não voltar à zona de rebaixamento. Mas o drama mesmo é do Palmeiras: o Coritiba (17º, 15), no Pacaembu, é a chance de voltar a vencer após dez rodadas, suplantar um adversário direto e deixar a constrangedora lanterna para trás. O jogo das 21h é absolutamente decisivo. Pode ser o último suspiro de Ricardo Gareca no Palestra.

Em tempo:
- O Campeonato Alemão começou como de hábito: com vitória do Bayern. Foram 2 a 1 para cima do Wolfsburg. A falta de tempo adequado para pré-temporada (quase metade do elenco ganhou a Copa pela Alemanha) pode pesar e equilibrar as coisas este ano.

- O Atlético de Madrid é campeão da Supercopa da Espanha. O 1 a 0 contra o Real Madrid, após 1 a 1 no jogo de ida no Bernabéu, simboliza o quanto os dois times são equilibrados e o quanto o placar da final da Liga dos Campeões de maio passado foi enganoso. Hoje, aliás, começa o Campeonato Espanhol. Sevilla x Valencia é o melhor jogo deste primeiro dia de jogos da nova temporada. Mais detalhes? O nosso mapa temático está aí para isso.

Comentários