O provável cenário do Gre-Nal

Ficarei surpreso se o cenário de hoje à tarde no Beira-Rio for outro que não o Internacional tomando a iniciativa e o Grêmio se segurando e saindo só na boa, nos contragolpes. Na verdade, o Tricolor tem jogadores suficientes para fazer um jogo de igual para igual, mas ainda não tem time, coletivo, para isso. Felipão certamente tratará de dar uma cara a este Grêmio no início de sua terceira passagem pelo clube, e o melhor modo de começar um trabalho que visa ajeitar a casa é não perder na estreia, ainda mais um Gre-Nal.

Além do momento, o Grêmio certamente já está vacinado com relação ao Inter. Caso se atire para cima e deixe a segurança defensiva em segundo plano, pode levar uma goleada. É a lição que fica da final do Gauchão para o Tricolor, que começou bem o jogo, como apontou Alex durante esta semana, mas depois se perdeu no jogo e ficou vulnerável durante oito minutos, o suficiente para causar um grande fiasco. O Grêmio tratará primeiro de se resguardar, depois de agredir o adversário. A estratégia do Inter, por outro lado, é muito clara: conhecemos o time colorado, e por jogar em casa sabemos que ele virá para cima, e por estar melhor na tabela sabemos que detém o favoritismo. Quem joga com o favoritismo, mesmo que não admita, vem para cima tentar a vitória.

Outro fator que colabora para este quadro que devemos ver hoje no Gre-Nal é o da tabela. Ontem, os três resultados favoreceram quem está na ponta de cima (caso do Inter) e quem tem a pretensão de voltar a ela (caso do Grêmio). O empate do Cruzeiro pode fazer o Colorado ficar a dois pontos do líder. O empate do Fluminense pode colocar o Inter na vice-liderança do Brasileiro. A derrota do Goiás espanta mais um candidato a tirar a equipe de Abelão do G-4. Mas tudo isso só poderá ser obtido em caso de vitória hoje à tarde. Uma vitória hoje sobre o Grêmio dá outra dimensão à campanha do Inter: alça-o à condição de postulante direto ao título, e pode dar-lhe a estabilidade que tanto busca nesta ponta de cima do Brasileirão.

Quanto ao Grêmio, o importante, também em termos de tabela, é não perder. Claro que uma vitória deixaria o Tricolor a apenas três pontinhos do rival, mas evitar a derrota é o mais importante. Caso perca o Gre-Nal, o time de Felipão se distanciará nove pontos do Inter, e talvez sete da entrada no G-4, o que complicaria demais suas chances de Libertadores, mesmo que ainda faltem 24 rodadas para o fim do certame. Além de precisar de uma complicada recuperação, o Grêmio precisaria fazê-lo saindo de mais uma derrota em clássico. Um cenário cheio de complicações.

Por tudo isso, um gol cedo seria valioso. Não apenas em termos de placar, mas pela estratégia a se desenvolver no jogo. Se o Inter o fizer, desarticulará completamente a possibilidade gremista de se resguardar. O time de Felipão precisará sair para o jogo, quando deverá claramente entrar pensando em como se segurar, não tanto em atacar. Porém, se o Grêmio sair à frente revalidará sua ideia de jogar fechado e jogará uma responsabilidade dobrada para o lado colorado, que abrirá cada vez mais espaços, cometerá cada vez mais erros e abrirá ainda mais chances de contra-ataque para matar o jogo. O primeiro gol vale dobrado hoje no Beira-Rio.

Comentários