O jogo da maioridade

O zagueiro Juan tem toda a razão em dizer que de nada adianta ser líder agora, mas sim no final do campeonato. Hoje, de fato, não é apenas a noite em que o Internacional (2º, 31) poderá dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. A partida contra o São Paulo (5º, 26) traz muito mais coisa em jogo. É a possibilidade de o Colorado disparar oito pontos em relação a um concorrente direto; de poder, quem sabe, abrir uma larga diferença também para Corinthians e Fluminense; de fixar-se de vez como o maior perseguidor do Cruzeiro; e, também, de vencer pela primeira vez um rival direto de tabela, já que com Corinthians, Cruzeiro e Fluminense isso não foi possível.

Vencer um jogo deste quilate é uma grande credencial, que o time de Abelão ainda não tem. Mas não é pré-requisito para título: em 2012, o seu Fluminense foi campeão brasileiro com sobras sem ganhar nenhum dos quatro jogos que fez contra Atlético-MG e Grêmio, principais concorrentes naquele ano. Se o Inter seguir batendo times mais fracos do que ele, como fez nos últimos cinco jogos, chegará longe do mesmo jeito. Mas que uma vitória sobre o bom time do São Paulo ajudará a alavancar ainda mais esta grande campanha, não resta dúvida.

O jogo é complicado. Sem Wellington e Willians, Abelão provavelmente escalará Ygor e Jorge Henrique, realizando o recuo de Aránguiz, que terá provavelmente o auxílio do próprio Jorge Henrique ou de Alex na recomposição. É o jeito de o Inter não perder o poder de surpresa do chileno e ainda dar conta de marcar os vários ótimos jogadores que o São Paulo possui do meio para frente.

Santos (10º, 20) x Atlético-PR (7º, 23): duas equipes que lutam para encostar nos primeiros e voltar à disputa do G-4. A necessidade de vitória do Peixe é maior, o que deve fazer o Atlético-PR, relativamente confortável na tabela, contra-atacar. Promessa de jogo interessante na Vila Belmiro.

Chapecoense (13º, 16) x Fluminense (4º, 26): jogo entre duas equipes que vivem momento de instabilidade. A Chapecoense não marca gol há três jogos, e precisa de pontos para não voltar a ficar entre os quatro últimos. O Flu vem de duas pauladas na cabeça, contra América-RN e Botafogo, e precisa ganhar para não perder contato de vez com os líderes.

Flamengo (14º, 16) x Atlético-MG (6º, 23): seria o melhor jogo desta quarta, não fosse Inter x São Paulo. O Galo vem de bons resultados recentes e certamente buscará a vitória no Maracanã para se aproximar da zona da Libertadores. Já o Flamengo parece aos poucos retomar a confiança, vindo de duas vitórias seguidas. A questão é saber como se postará: tem bem menos time, mas jogará em casa e com estádio provavelmente com bom público, que não aceitará tão facilmente um time fechadinho.

Sport (9º, 22) x Palmeiras (17º, 14): em situação delicada, o Palmeiras precisa de qualquer maneira evitar mais uma derrota. Será complicado. O Sport chega precisando de recuperação e transferiu o jogo para a Arena Pernambuco em busca de um grande público. Diego Souza e Ibson devem entrar no decorrer da partida, fazendo suas estreias. E Ricardo Gareca, talvez, possa viver sua última noite ao leme alviverde.

Figueirense (18º, 14) x Botafogo (12º, 16): seis posições separam estas equipes, mas a briga é absolutamente direta. Perdendo em Floripa, o Fogão será ultrapassado pelo Figueira. Apesar da péssima campanha de ambos, tem tudo para ser um jogo no mínimo emocionante: os dois times estão em recente recuperação e precisam seguir vencendo. Tendência de partida aberta no Orlando Scarpelli.

Bahia (19º, 14) x Criciúma (15º, 16): apesar da vice-lanterna, o favoritismo é do Bahia. Além de jogar em casa, a equipe estancou a série de derrotas e não perde há três jogos. O Criciúma não ganha há cinco partidas e está cada vez mais próximo da zona de rebaixamento. Jogo que promete pouca emoção: dois dos piores ataques do campeonato estarão em campo.

Coritiba (20º, 12) x Vitória (16º, 15): situação diferente do jogo de Florianópolis. Mesmo que estejam igualmente mal na tabela, Coritiba e Vitória vivem momento técnico delicado, de baixa, ao contrário de Figueirense e Botafogo. São dois times fracos em fase complicada, que devem fazer um jogo duro de se ver no Couto Pereira.

Comentários