Ausência que reforça

Paulão é um bom zagueiro. Firme, decidido, simplificador, como deve ser um camisa 3 típico. Foi assim que conquistou a torcida do Grêmio no Brasileirão de 2010, e é isso que tem feito na maioria dos jogos pelo Internacional neste ano. Mas o momento, definitivamente, não é bom. Contra Corinthians e Bahia, erros de posicionamento a todo instante. Diante do Ceará, inúmeras falhas, inclusive no segundo gol dos visitantes. Domingo, contra o Santos, antes da expulsão já vinha mal. Tudo isso é relativamente normal para que vem há bastante tempo longe do time - lembremos, ele se lesionou antes da Copa, e só voltou diante do Timão, em São Paulo, dois meses depois.

A expulsão de domingo tira Paulão do Gre-Nal, e isso é uma boa notícia para o Inter. Claro, a entrada de Ernando não será a solução de todos os problemas defensivos do Colorado (até porque eles começam à frente da zaga, nos erros de passe de Willians), mas pode dar um pouco mais de segurança, o que faltava com Paulão. Ernando não é um zagueiro de altíssimo nível, mas, assim como Paulão em boa forma, não compromete. Sempre que necessário, formou dupla segura com Juan.

A saída de Paulão ainda favorece o Inter no aspecto estratégico do Gre-Nal de domingo. Um de seus principais pecados nos últimos jogos eram os erros constantes na saída de bola. E o Grêmio de Luiz Felipe certamente atuará esperando o rival errar para matar o jogo no Beira-Rio. Para quem atuará diante de um adversário postado, que jogará no seu erro, não é recomendável ter um zagueiro que falhe constantemente perto da área. Contra um Tricolor de bons meias e com Barcos voltando à fase goleadora, a má fase de Paulão era um perigo em potencial que o time de Abel Braga não correrá mais. Resta torcer para quer Ernando cumpra o dever. Contra o Peixe, cumpriu.

O primeiro acerto
A venda de Alex Telles e Wendell, a improvisação de Saimon, a lesão de Marquinhos, a péssima atuação de Breno em Salvador... Tudo colabora para que Zé Roberto seja o novo lateral esquerdo do Grêmio. Ele tem 40 anos, certo, mas é igualmente correto lembrar que tem um fôlego invejável, demonstrado em todo o ano de 2012 e sempre que foi exigido desde 2013. Zé é lateral de origem, e é muito mais jogador que qualquer outro do elenco gremista nesta função.

Felipão já enxergou esta obviedade que comentávamos meses atrás no Carta na Mesa: escalou-o na posição em seu primeiro coletivo do time reserva, o que talvez possa indicar que esteja retornando ao time pelo lado de campo. A grande curiosidade é que Zé Roberto não atua nesta função desde a final do Brasileirão de 1996, entre Grêmio e Portuguesa. Então jogador da Lusa, Zé enfrentou o Tricolor Gaúcho comandado por... Felipão, claro. O mundo é uma bola, e ela gira sem parar.

Em tempo:
- Há exatos dois anos do início dos Jogos Olímpicos do Rio, uma ótima notícia: o Maracanã não passará por reformas, mesmo fora do padrão exigido pelo COI. Seria mais uma piada de mau gosto depois de tudo o que foi gasto para adequá-lo às exigências da FIFA para a Copa do Mundo.

Comentários

Lique disse…
19.08.2013 foi quando eu pedi. quase um ano depois, felipão atende: zé roberto na lateral.

sério, palavra de confirmação: LOS PLACERES.
Vicente Fonseca disse…
UM ANO, então. Que PLACER.
Chico disse…
Superclássico Grenal!