O lance que salvou (e decidiu) o jogo

Confesso que eu esperava mais do jogo entre Fluminense e Santos. Dois times que vêm na briga por G-4, que costumam propor jogo, mas que fizeram uma partida horrorosa em Volta Redonda. A diferença do jogo foi um chute, um chute de quem sabe. Não fosse o golaço de Conca, o confronto deste domingo teria passado em branco, e os dois times estariam até agora no empate em 0 a 0.

Cristóvão Borges ousou demais na escalação. Postou o Flu com apenas um volante, três meias e dois laterais que sobem muito. Não teve consistência na meia-cancha, e deu o setor de presente para o Peixe no primeiro tempo. A equipe de Oswaldo de Oliveira, no entanto, carece de uma maior qualidade, ou melhor, maturidade. São jogadores jovens demais, ainda com pouca personalidade e experiência para aproveitarem as brechas que um adversário forte dá jogando em casa, caso de hoje.

Na volta do intervalo, o técnico do Flu não teve criatividade alguma para reforçar seu setor de marcação e encaixar o Santos. O jogo seguiu ruim, cheio de passes errados de lado a lado, até que Conca acertou um chute maravilhoso de primeira e decidiu o jogo. Cristóvão colocou Kenedy para tentar bloquear os avanços de Mena, praticamente a única arma ofensiva do Santos em toda a noite, mas a entrada do garoto piorou demais a marcação carioca. O chileno entrou diversas vezes nas costas de Kenedy e Bruno, e por ali o Santos teve várias oportunidades para empatar. Faltou competência para concluir.

Para quem estava há três rodadas sem vencer, o triunfo é importante. O Fluminense é 3º colocado, e esta é a ótima notícia do fim de semana. A má notícia é que, mais uma vez, a equipe jogou muito pouco. Walter e Sobis foram mal, Conca, apesar do golaço, foi discreto, Cícero ainda não encaixou e Wagner segue escalado pelo que fez num passado distante no Cruzeiro. Quanto ao Peixe, não é time para 2014. Oswaldo precisa trabalhar melhor a gurizada para dar frutos um pouco mais adiante. A equipe carece de referências técnicas mais experientes para fazer uma campanha realmente consistente na busca pelas primeiras posições.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 11ª rodada
20/julho/2014
FLUMINENSE 1 x SANTOS 0
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Público: 4.789
Renda: R$ 52.480,00
Gol: Conca 16 do 2º
Cartão amarelo: Cícero, Henrique e David Braz
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (6), Bruno (5,5), Gum (6), Henrique (6,5) e Chiquinho (5); Jean (5,5), Cícero (5,5), Wagner (5) (Valencia, 32 do 2º - 5,5) e Conca (6,5); Rafael Sobis (4,5) (Kenedy, 21 do 2º - 4) e Walter (5) (Samuel, intervalo - 5,5). Técnico: Cristóvão Borges
SANTOS: Aranha (5), Cicinho (4,5), David Braz (5), Bruno Uvini (4) e Mena (6,5); Arouca (5,5), Alison (5), Lucas Lima (5,5) e Geuvânio (5) (Jorge Eduardo, intervalo - 5,5); Rildo (4,5) (Diego Cardoso, 22 do 2º - 5) e Gabriel (4) (Stéfano Yuri, 30 do 2º - 5). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Comentários