Uma sobrevida ao Equador

O Equador fez o que devia: bateu Honduras, ultrapassou a Suíça por ter melhor saldo de gols e entra vivo na última rodada do Grupo E. A festa é justa, mas as perspectivas não são lá tão animadoras. Afinal, a equipe sul-americana chega à rodada decisiva empatada com a Suíça, e terá pela frente simplesmente a França, equipe de melhor campanha até aqui na Copa do Mundo, enquanto os suíços pegam Honduras. E, para piorar, o desempenho na Arena da Baixada, apesar do resultado positivo, deixou claro que o Equador é, na verdade, uma equipe bem frágil.

Contra a Suíça, esperando o adversário, o Equador mostrou um time ao menos competitivo. Hoje, tendo de propor as ações, ficaram claras suas deficiências. Reinaldo Rueda armou seu time de maneira ofensiva, com laterais apoiando bastante e meias juntando-se constantemente aos atacantes. Porém, a equipe não chegou a ter grande superioridade sobre a frágil seleção hondurenha em momento algum do jogo. O resultado foi merecido, mas Honduras deu ao Equador bem mais trabalho do que deveria. Para quem foi tão nulo diante da França, a atuação de hoje dá esperanças até de encarar a abalada Suíça na última rodada.

Honduras jogou esperando o Equador, aproveitando as falhas do adversário para levar perigo. Costly e Bengtson deram trabalho à zaga. Em falha terrível de Guagua, Costly abriu o placar em um chute seco, colocando Honduras na frente. Mais um gol daria à equipe centro-americana o segundo lugar no grupo e a vantagem de empatar com a Suíça para seguir adiante, algo impensável antes do Mundial e até mesmo da partida. Mas Enner Valencia, que perdera chance claríssima minutos antes, empatou, após ótimo apoio de Paredes pela direita.

No segundo tempo o Equador conseguiu se impor mais, mas ainda assim sofria com os contra-ataques hondurenhos, já que se jogava demais para a frente. Enner Valencia fez mais um de cabeça, virou também artilheiro da Copa, e colocou os sul-americanos, enfim, em vantagem. A equipe de Rueda sofreu para segurar o resultado no final, prova clara de que é uma equipe limitada, mas conseguiu.

E, por conseguir, entra na última rodada na vice-liderança, à frente da Suíça pelo saldo. As chances de vaga para o Equador, porém, são remotas, dada a diferença técnica entre o seu adversário e o da Suíça. A vitória sobre Honduras dá uma sobrevida ao time sul-americano, mas o fato é que perder o duelo direto para os suíços, ainda mais do modo como a derrota ocorreu, provavelmente foi fatal para as pretensões de classificação. Quarta-feira veremos o que o destino lhes reserva.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo E - 2ª rodada
20/junho/2014
HONDURAS 1 x EQUADOR 2
Local: Arena da Baixada, Curitiba (BRA)
Árbitro: Benjamin Willians (AUS)
Público: 39.224
Gols: Costly 30 e Enner Valencia 33 do 1º; Enner Valencia 19 do 2º
Cartão amarelo: Bernárdez, Bengtson, Enner Valencia, Montero e Antonio Valencia
HONDURAS: Valladares (5), Beckeles (5,5), Bernárdez (5), Figueroa (4,5) e Izaguirre (4,5) (Juan García, intervalo - 5); Garrido (5,5) (Martínez, 25 do 2º - 5,5), Claros (5,5), Boniek García (5) (Chávez, 36 do 2º - sem nota) e Espinoza (5); Costly (6,5) e Bengtson (6). Técnico: Luis Suárez
EQUADOR: Domínguez (6), Paredes (6,5), Guagua (4), Erazo (6) e Ayoví (5); Minda (5,5) (Gruezo, 37 do 2º - sem nota), Noboa (6), Antonio Valencia (5,5) e Montero (6) (Achilier, 46 do 2º - sem nota); Caicedo (6) (Mendez, 36 do 2º - sem nota) e Enner Valencia (7). Técnico: Reinaldo Rueda

Comentários