Tudo em aberto, mas quase fechando

Antes do jogo, um empate em 2 a 2 diante dos Estados Unidos seria considerado um péssimo resultado para Portugal. E continua sendo, tanto que o técnico Paulo Bento sequer comemorou o gol de empate de Varela, aos 49 minutos do segundo tempo. Mas o fato é que esse golzinho mantém a seleção lusitana viva, por mais remotas que sejam suas chances de passar. E impedem a classificação antecipada dos Estados Unidos, que eram os surpreendentes líderes do Grupo G até Cristiano Ronaldo acertar aquele cruzamento perfeito.

Portugal não se complicou hoje, mas diante da Alemanha. A goleada por 4 a 0 deixou o saldo português ruim demais, isso sem falar nas baixas de Pepe, Coentrão e Hugo Almeida. Vencer os Estados Unidos com tantos problemas era complicado, mas pareceu um pouco mais palpável com o gol de Nani logo aos quatro minutos. Diante de uma Arena da Amazônia repleta de norte-americanos, era previsível que a equipe de Klinsmann viesse para cima. E tendo Nani e Cristiano Ronaldo para puxar contragolpes com velocidade, a estratégia parecia realmente lógica.

O problema é que Portugal não se defende bem. Bruno Alves é um zagueiro muito abaixo do nível de quem teve recentemente nomes como Fernando Meira e Ricardo Carvalho no miolo de zaga, ainda mais sem a companhia de Pepe. Com a saída de Postiga, lesionado (mais um!), a equipe de Paulo Bento ainda perdeu a referência e a retenção de bola na frente. Dempsey, Bradley e Zusi tomaram conta do meio de campo, e os norte-americanos chegaram várias vezes com perigo, mesmo sem ter um atacante de ofício sequer em campo. Os portugueses não conseguiam encaixar o contragolpe definitivo.

No segundo tempo, o panorama seguiu o mesmo. Tanto que logo antes do golaço de empate de Jones, Ricardo Costa salvou em cima da linha um chute de Bradley com o goleiro Beto já batido. A partir do empate, Portugal teve de lutar contra suas próprias limitações e partir para cima dos americanos, que estavam loucos para traçar essa estratégia desde o início, como contra Gana, mas não puderam por conta da desvantagem inicial. Cristiano Ronaldo errava demais, Éder e Nani idem. E os Estados Unidos, aproveitando as falhas da defesa lusitana, ainda conseguiram a virada, num gol do heroico Dempsey.

O 2 a 1 classificava os Estados Unidos, colocava-os na liderança e eliminava Portugal. O gol de empate de Varela mantém tudo em aberto. Ao menos aparentemente: os lusitanos só se classificam se golearem Gana e alguém perder de goleada no confronto entre Alemanha e Estados Unidos. E mais: se americanos e alemães quiserem, podem combinar um empate na última rodada, o que classificaria ambas as seleções para as oitavas de final, independente do que ocorrer em Portugal x Gana. Todos seguem vivos no Grupo G, mas matematicamente. Na prática, portugueses e ganeses estão praticamente eliminados da Copa do Mundo.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo G - 2ª rodada
22/junho/2014
ESTADOS UNIDOS 2 x PORTUGAL 2
Local: Arena da Amazônia, Manaus (BRA)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Público: 40.123
Gols: Nani 4 do 1º; Jones 18, Dempsey 35 e Varela 49 do 2º
Cartão amarelo: Jones
ESTADOS UNIDOS: Howard (7), Johnson (5,5), Cameron (5), Besler (6,5) e Beasley (6); Beckerman (5,5), Jones (6,5), Bradley (5,5), Bedoya (6) (Yedlin, 26 do 2º - 5,5) e Zusi (6,5) (González, 45 do 2º - sem nota); Dempsey (6,5) (Wondolowski, 41 do 2º - sem nota). Técnico: Jürgen Klinsmann
PORTUGAL: Beto (6), João Pereira (5,5), Ricardo Costa (7), Bruno Alves (5) e André Almeida (6,5) (William, intervalo - 5,5); Miguel Veloso (6,5), João Moutinho (5,5) e Raul Meireles (5,5) (Varela, 23 do 2º - 6,5); Cristiano Ronaldo (5,5), Postiga (5,5) (Éder, 15 do 1º - 5) e Nani (6). Técnico: Paulo Bento

Comentários

Chico disse…
É muito fraco o time gajo.

Cristiano Ronaldo jogando muito pouco pra quem é considerando o melhor do mundo