Recorde e muito futebol

Alemanha e Gana foi mais um dos tantos jogaços desta Copa do Mundo. Fortaleza viu uma tarde histórica, em que Miroslav Klose igualou o recorde de gols de Ronaldo em Mundiais. Este é o fato que fica para a posteridade, mas a partidaça que o Castelão presenciou foi igualmente digna de registro e de difícil esquecimento.

Gana já havia mostrado bom futebol contra os Estados Unidos, quando fez boa partida e não mereceu perder. Hoje, impôs mais uma jornada de dificuldades para a Alemanha, a gigante que adora se complicar diante de africanos. O sistema de Joachim Löw, de quatro zagueiros na linha defensiva, foi muito mais problema que solução. Com jogadores de intensa movimentação pelos lados, o time ganês frequentemente batia os laterais germânicos na velocidade. Se Phillipp Lahm jogasse na sua, como lateral, esse problema seria minimizado, já que se trata de um atleta rápido.

Por falar em Lahm, o capitão fez talvez sua pior partida numa Copa pela Alemanha. Com muitos erros de passe, saídas erradas e perdido entre os habilidosos meias ganeses, comprometeu, criando trabalho dobrado para a zaga em vez de protegê-la. Tudo isso possibilitou a Gana encarar a tricampeã de frente e levar perigo a tarde toda. Mas a Alemanha esteve longe de ser uma seleção só de problemas no Ceará. Özil, Müller e Götze, mais uma vez, mostravam um entrosamento invejável. Bastava uma aproximação entre eles, ou alguma chegada de Khedira ou Kroos, para a equipe envolver Gana com facilidade.

O jogo já era interessantíssimo no primeiro tempo, mas se abriu de vez no segundo com o gol de Götze logo aos cinco minutos. Gana se atirou para a frente, chegou ao empate na bola aérea, e foi a partir daí que a Alemanha se abriu mais, expondo as fragilidades do seu sistema defensivo. O gol de Gyan em passe de Andre Ayew surgiu justamente num desses buracos. Afoito, o time alemão seguiu errando muito, e às vezes parecia mais perto de sofrer o terceiro que de marcar o segundo gol.

Aí entra o poder desta Alemanha, que tinha hoje no banco jogadores como Schweinsteiger e Klose. O primeiro arrumou o meio, deu dinamismo, qualidade no passe e melhorou o desempenho de todos os seus companheiros do meio para a frente. O segundo, artilheiríssimo, fez de carrinho, bem no seu estilo, o gol do recorde. Müller, partindo de trás, também ajudava na criação, embora entrasse menos na área. A Alemanha teve chances de virar, mas faltou tempo.

O empate deixa a Alemanha muito perto da vaga e Gana, apesar do bom futebol apresentado nos dois jogos, longe das oitavas. Será preciso secar os Estados Unidos amanhã e vencer Portugal na última rodada. Futebol a equipe tem, apesar da ausência de Muntari, suspenso, na última rodada. Tem faltado um pouco de sorte, tanto no sorteio dos adversários, quanto na definição das jogadas. A derrota para os norte-americanos na estreia pode ter sido tão surpreendente quanto decisiva para a sorte da equipe na Copa do Mundo.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo G - 2ª rodada
21/junho/2014
ALEMANHA 2 x GANA 2
Local: Castelão, Fortaleza (BRA)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Público: 59.621
Gols: Götze 5, Andre Ayew 8, Gyan 17 e Klose 25 do 2º
Cartão amarelo: Muntari
ALEMANHA: Neuer (7), Boateng (5,5) (Mustafi, intervalo - 4,5), Mertesacker (6), Hummels (6) e Höwedes (5,5); Lahm (4,5), Khedira (5,5) (Schweinsteiger, 24 do 2º - 6,5) e Kroos (6); Özil (6), Müller (5,5) e Götze (7) (Klose, 23 do 2º - 6,5). Técnico: Joachim Löw
GANA: Dauda (7), Afful (6), Boye (7), Jonathan Mensah (6,5) e Asamoah (5); Rabiu (6) (Badu, 32 do 2º - sem nota), Muntari (6,5) e Prince Boateng (6) (Jordan Ayew, 6 do 2º - 5,5); Atsu (7) (Mubarak, 26 do 2º - 5,5), Gyan (7,5) e Andre Ayew (7). Técnico: Kwesi Appiah

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo blog, é muito legal lê-lo.

O Müller realmente produziu menos, mas foi muito bem marcado e realizou uma assistência. Tá em boa fase. A fase que preocupa é a do capitão Lahm...
Vicente Fonseca disse…
Muito obrigado pelos elogios!

De fato, acho que a questão para a Alemanha tem sido uma lentidão no sistema defensivo, já que são quatro zagueiros de origem atrás. Lahm daria mais velocidade por ali e uma jogada mais forte pelos lados.
Chico disse…
Klose, a lenda e o mito.

Chega de invenção! Klose centroavante e Panzer campeão!