Quase entre os 16, e 16 anos depois

Antes do jogo deste sábado, a Bósnia pintava com melhores chances de seguir na Copa do que a Nigéria, por um simples motivo: os nigerianos haviam perdido pontos contra o Irã, em tese a baba do Grupo F, enquanto os bósnios largaram perdendo para a Argentina, mas ainda enfrentariam os asiáticos. A Nigéria poderia mudar esta lógica batendo a equipe do leste europeu no confronto direto de Cuiabá. Fez isso e eliminou seu adversário com uma rodada de antecedência da Copa do Mundo.

O jogo tinha toda a cara de decisão, pois todos sabiam que a vaga se decidiria ali, na Arena Pantanal. Ainda assim, não teve nada de partida truncada. Nigéria e Bósnia fizeram um jogo aberto e de alternativas, onde muitas vezes os ataques exploraram as fragilidades das defesas. No caso da Bósnia, apesar do erro de manter Ibisevic no banco, as subidas do habilidoso Pjanic pelo meio eram um terror para a zaga nigeriana. Dzeko, pelo alto, ganhava todas, mas parava no goleiro Enyeama. Quando o venceu, por baixo, teve seu gol mal anulado pela arbitragem.

A Nigéria, tomado esse susto, se restabeleceu e passou a controlar o jogo. Suas principais chegadas vinham através da qualidade de Odemwingie. Foi ele o autor do gol da vitória, em lance do centroavante Emenike, de grande atuação, em cima do fraquíssimo zagueiro Spahic. A falha, porém, não foi só do capitão bósnio, mas de toda a defesa, que parou achando que o juiz marcaria uma falta que não aconteceu.

A vantagem colocava os nigerianos à frente do placar e eliminava a Bósnia da Copa. Por isso, o time dos Balcãs voltou para a etapa final com postura bastante agressiva. Porém, à exceção de Pjanic, faltava qualidade de criação. Ibisevic só entrou aos 11 minutos. Deu maior poder de fogo à equipe, mas era pouco acionado. Nos contragolpes puxados por Odemwingie e na incansável luta de Emenike contra a zaga bósnia, a Nigéria levava até mais perigo. Dizer que a vitória foi justa é complicado por conta do gol mal anulado em favor da Bósnia, mas é fato que o time africano jogou melhor e foi mais consciente. A Nigéria atacou com mais criatividade e se defendeu com mais segurança. Foi mais time, em suma.

Ainda assim, não dá para dizer que está classificada. Tem 4 pontos, contra 1 do Irã, mas enfrentará a Argentina, enquanto os iranianos pegam a eliminada Bósnia. É difícil pensar numa vitória do time persa, ainda mais se ele resolver jogar como não sabe, que é atacando o adversário. Ainda assim, não é impossível. É bom a campeã africana ter cuidado se quiser voltar aos mata-matas 16 anos depois.

Em tempo:
- A Nigéria volta a vencer um jogo de Copa após 16 anos. Desde a vitória por 1 a 0 sobre a Bulgária, em 1998, que a equipe africana não ganhava por Mundiais. Foram 9 jogos no período, com três empates e seis derrotas.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo F - 2ª rodada
21/junho/2014
NIGÉRIA 1 x BÓSNIA 0
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (BRA)
Árbitro: Peter O'Leary (NZL)
Público: 40.499
Gol: Odemwingie 28 do 1º
Cartão amarelo: Obi Mikel e Medunjanin
NIGÉRIA: Enyeama (7,5), Ambrose (6), Yobo (6,5), Omeruo (5,5) e Oshaniwa (6); Onazi (6), Obi Mikel (6), Musa (5,5) (Ameobi, 19 do 2º - 5,5), Odemwingie (7) e Babatunde (5) (Uzoenyi, 29 do 2º - 5,5); Emenike (7,5). Técnico: Stephen Keshi
BÓSNIA: Begovic (6), Mujdza (5,5), Sunjic (5), Spahic (4) e Medunjanin (4,5) (Susic, 18 do 2º - 5,5); Besic (5), Pjanic (6,5), Misimovic (4,5), Hajrovic (5,5) (Ibisevic, 11 do 2º - 5,5) e Lulic (5,5) (Salihovic, 12 do 2º - 5); Dzeko (5,5). Técnico: Safet Susic

Comentários