Grupo da morte. Dos campeões

Quem diria que aquele quarto elemento do chamado grupo da morte da Copa do Mundo seria o time grande da chave? A Costa Rica não apenas não foi a "balança" do Grupo D (afinal, a única equipe que pode vencê-lo, a Inglaterra, já está eliminada) como mandou na chave. A vitória por 3 a 1 na estreia, diante do Uruguai, não foi um acidente. O jogo de hoje na Arena Pernambuco deixou isso muito claro.

Jorge Luis Pinto manteve a mesmíssima formação que patrolou a Celeste em Fortaleza. Já Cesare Prandelli mexeu, e mal: para tentar frear Bolaños, escalou Abate na lateral direita, transferindo Darmian para a esquerda. Um erro duplo. Afinal, Abate é tecnicamente limitadíssimo, sofreu com Bolaños o jogo todo, e mais: não apoiou em nenhum momento, pois lhe faltam recursos. Sem a companhia de um lateral apoiador, Candreva foi nulo pela ponta direita. A parceria com Darmian, que deu tão certo diante da Inglaterra, estava desfeita por um erro de escalação do ótimo treinador italiano, mas que hoje falhou feio.

Com esta proposta equivocada de jogo, a Itália foi uma seleção presa no primeiro tempo. A Costa Rica era mais perigosa até os 25 minutos, no seu esquema camaleão, um 3-6-1 que vira 5-4-1 quando o time se defende e 3-4-3 quando ataca. Os italianos só cresceram quando aproximaram suas linhas e perceberam que a zaga do time da América Central jogava em linha. Pirlo fez lançamentos perigosos tentando burlar esta linha de impedimento, e por ali a Itália criou problemas para Keylor Navas. Ainda assim, o time de Prandelli se resumia a estes lançamentos de seu gênio na meia-cancha. Faltou à Azzurra jogar futebol, coisa que sabe bem, como a estreia diante dos ingleses mostrou.

A Costa Rica jogava mais, com Ruiz e Bolaños se aproximando de Campbell e criando transtornos para a zaga italiana. O gol de Ruiz ocorreu um minuto após um pênalti não marcado de Chiellini em Campbell, que foi para não deixar dúvidas do merecimento. Prandelli voltou do intervalo com Cassano no lugar de Thiago Motta, mandando o time para a frente. Faltava, porém, criatividade à Itália. Eram passes sem imaginação para os lados diante de uma defesa muito bem fechada. E o pior: a cada substituição o time se abria mais, permitindo aos costarriquenhos ter a arma do contra-ataque.

Prandelli resolveu sacar Candreva em vez de dar-lhe uma companhia pelo lado direito. Encheu o time de atacantes quando o que faltava era mais toques criativos na meia-cancha. No final, a pressão arrefeceu por dois motivos: falta de pernas, e o principal: um empate não mudaria em nada a situação da Azzurra. Afinal, perder por 1 a 0 ou empatar em 1 a 1 fariam a Itália jogar por um empate diante do Uruguai na última rodada para se classificar. Tomar mais um gol e perder por 2 a 0 daria esta vantagem à Celeste.

Assim, fica marcado um mata-mata espetacular entre Uruguai e Itália para a próxima terça-feira, em Natal, onde os italianos podem empatar para seguir adiante na Copa do Mundo. A Inglaterra está eliminada, e é mais um campeão a cair antes da última rodada. Três campeões mundiais, pelo menos, estão desclassificados na primeira fase deste Mundial, sendo que dois já são conhecidos. 

E quanto à Costa Rica, é um privilégio podermos assistir a este momento histórico do futebol do país. Era possível imaginar esta seleção endurecendo os jogos contra os três campeões, por uma sorte se classificando, mas passar de fase com uma rodada de antecipação e com duas vitórias onde se impôs e jogou mais que os gigantes Uruguai e Itália era absolutamente impensável. Os costarriquenhos são a maior zebra desta Copa, por terem sobrado num grupo tão complicado e por jogarem tanta bola. Nenhuma seleção jogou bem de fato, sem irregularidades, em duas partidas até agora. Só a Costa Rica.

Em tempo:
- Das quatro equipes matematicamente classificadas às oitavas, três são latino-americanas: Chile, Colômbia e Costa Rica. Das quatro já eliminadas, duas são campeãs mundiais da Europa: Inglaterra e Espanha. O fator continental tem pesado bastante no Brasil.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo D - 2ª rodada
20/junho/2014
ITÁLIA 0 x COSTA RICA 1
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (BRA)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Público: 40.285
Gol: Ruiz 43 do 1º
Cartão amarelo: Balotelli e Cubero
ITÁLIA: Buffon (6), Abate (4,5), Barzagli (5,5), Chiellini (5) e Darmian (5,5); De Rossi (5,5), Thiago Motta (5,5) (Cassano, intervalo - 4,5), Marchisio (5) (Cerci, 23 do 2º - 5) e Pirlo (6); Candreva (4,5) (Insigne, 11 do 2º - 4,5) e Balotelli (5). Técnico: Cesare Prandelli
COSTA RICA: Navas (7), Duarte (6), González (6,5) e Umaña (6); Gamboa (6), Borges (6,5), Tejeda (6) (Cubero, 22 do 2º - 6), Ruiz (7,5) (Brenes, 35 do 2º - sem nota), Bolaños (7) e Díaz (6,5); Campbell (6) (Ureña, 28 do 2º - 5,5). Técnico: Jorge Luis Pinto

Comentários