Estreia com cara de decisão

Russos e coreanos foram a Cuiabá sabendo de que o jogo de hoje à noite era uma decisão. Com a favorita Bélgica vencendo a azarã Argélia, ficou praticamente confirmado que Rússia e Coreia do Sul disputariam, mesmo, a segunda vaga do Grupo H para as oitavas. Assim, o que se viu foi um jogo estudado, chato em determinados momentos, com equipes se arriscando e criando pouco. O empate deixa claro o equilíbrio da partida.

A Rússia tem mais talento que a Coreia do Sul, mas foi mal escalada. Fabio Capello não poderia ter aberto mão de Dzagoev, seu jogador mais talentoso, um dos poucos que se salvou do fracasso da Euro 2012. O ofensivo Zhirkov atuou mais recuado, para Shatov e Samedov desempenharem as pontas. A ordem era bloquear os avanços coreanos pelos lados, o que acabou mesmo funcionando, mas tirou do time o potencial ofensivo e de agredir o adversário.

A estratégia sul-coreana era ainda mais cautelosa: o time fechava-se em duas linhas de quatro muito próximas e recuadas, deixando os dois atacantes isolados. Assim, o time raramente dispôs de contra-ataques, mas tinha uma arma importante: a posse de bola. A Coreia trocou mais passes que a Rússia e teve 54% do tempo de posse da partida. O problema era o que fazer com ela. Sung-Yong e Kook-Young até realizavam boas tramas pela direita, mas pouca coisa criativa e vertical.

Restavam os chutes de fora da área, de lado a lado. E os goleiros deixaram a desejar, mostrando insegurança em várias tentativas de longa distância. Nem a entrada de Dzagoev melhorou a criatividade russa. Quando Akinfeev tomou o anunciado frango que alguém iria tomar na Arena Pantanal, Capello enfim sacou do banco opções mais agressivas, como o goleador Kerzhakov. Em seu primeiro toque na bola, chegou ao empate. A Rússia tentou uma pressão no final na base dos levantamentos para a área, mas parou em suas deficiências e no próprio cansaço.

A partida foi tecnicamente fraca, mas disputadíssima e muito corrida. Isso significa que tanto Rússia como Coreia do Sul, assim como a Argélia, devem oferecer dificuldades e até podem roubar pontos da Bélgica, mas são equipes realmente inferiores aos cabeças de chave do grupo. No duelo direto, empate. Agora resta saber como eles irão diante da favorita e da zebra da chave para ver quem segue adiante. O problema será pegar a Alemanha nas oitavas. Aí vai ser preciso bem mais que correria e chutes de fora da área.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo H - 1ª rodada
17/junho/2014
RÚSSIA 1 x COREIA DO SUL 1
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (BRA)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Público: 37.603
Gols: Keun-Ho 22 e Kerzhakov 28 do 2º
Cartão amarelo: Shatov, Sung-Yong, Ja-Cheol e Heung-Min
RÚSSIA: Akinfeev (3), Eshchenko (5,5), Ignashevich (6), Berezutski (5,5) e Kombarov (5,5); Glushakov (5) (Denisov, 26 do 2º - 5,5), Faizulin (5), Zhirkov (5,5) (Kerzhakov, 25 do 2º - 6,5) Samedov (5) e Shatov (5) (Dzagoev, 13 do 2º - 5,5); Kokorin (4,5). Técnico: Fabio Capello
COREIA DO SUL: Sung-Ryong (5), Yong Lee (6), Young-Gwon (5,5), Jeong-Ho (6) (Seok-Ho, 26 do 2º - 5) e Suk-Young (5,5); Kook-Young (6), Chung-Yong (5), Sung-Yong (6) e Ja-Cheol (5,5); Chu-Young (5,5) (Keun-Ho, 10 do 2º - 6) e Heung-Min (5) (Bo-Kyung, 38 do 2º - sem nota). Técnico: Hong Myung-Bo

Comentários