Duras penas

O que era um ótimo empate do Atlético-MG (7º, 14) no Morumbi (28 mil) diante do São Paulo (2º, 16) acabou virando uma derrota graças a um frangaço do goleiro Giovanni no último minuto de jogo. Um castigo duro para o Galo, que merecia sorte melhor, pela boa atuação que teve. O 2 a 1 embola ainda mais o já embolado Brasileirão 2014. Deixa o Tricolor Paulista na liderança ao lado do Cruzeiro e o faz ganhar ao menos três posições: a do próprio Atlético-MG, a do Goiás e a de quem se der mal em Flu x Inter hoje. Resultado importantíssimo.

O sábado foi também de felicidade para a torcida do Coritiba (16º, 7), que enfim venceu, e bem: 3 a 0 no Goiás (6º, 15), resultado comemorado por todo mundo na ponta de cima da tabela. O Coxa deixa a lanterna, já necessariamente ultrapassou o Vitória, mas deve voltar à zona de rebaixamento hoje, com o fechamento da rodada. Apenas 3 mil foram à Vila Capanema acompanhar o duelo verde.

No jogo de rubro-negros nordestinos, melhor para o Sport (10º, 11), que começa aos poucos a retomar a boa fase do começo de campeonato. Bateu o Vitória (17º, 7) por 1 a 0 em Feira de Santana, no Joia da Princesa bem menos repleto que em Bahia x Santos - apenas 3 mil pagantes. O começo do time baiano é muito preocupante: apenas uma vitória, fora de casa, diante do Fluminense. A parada para a Copa precisa ajeitar muita coisa no Barradão.

Fluminense (3º, 15) x Internacional (5º, 15): o Flu não terá o artilheiro Fred nem o meia Wagner, mas contará com a volta de Diego Cavalieri. É o favorito: Walter substitui o centroavante da seleção à altura, Wagner nunca foi nas Laranjeiras o grande jogador que era no Cruzeiro. O Inter, por sua vez, vem cheio de problemas: Gilberto, Paulão, Aránguiz, Alex, Rafael Moura... Um pontinho em Macaé já merece um churrasquinho para ser saudado.

Grêmio (8º, 14) x Palmeiras (9º, 12): dois times em busca de recuperação. Sem vencer há dois jogos, o Grêmio tem obrigação maior dos três pontos, para não perder o contato com a ponta de cima. O Verdão, após duas derrotas seguidas, não sairá de Caxias do Sul chateado com um pontinho. Os gaúchos são favoritos, por terem time melhor e aproveitamento de 100% em casa até agora.

Cruzeiro (1º, 16) x Flamengo (18º, 7): grande chance de o Cruzeiro encerrar esta fase inicial do Brasileiro na liderança, e risco enorme para o Fla de ver a Copa entre os rebaixados. A Raposa é favorita, mas terá os desfalques de Willian, Dagoberto e Marcelo Moreno em Uberlândia.

Corinthians (4º, 15) x Botafogo (14º, 8): jogo difícil para o Corinthians, pois o Botafogo dá sinais de reação no campeonato. Tem tudo para ser um dos melhores duelos do domingo, com dois times precisando vencer - o Timão, para buscar a liderança ou uma colocação privilegiada na tabela, o Fogão para sair da zona incômoda em que está e confirmar o bom momento iniciado após a vitória sobre o Palmeiras. É o último jogo do Itaquerão antes da Copa, embora sem ter todos os setores abertos - pois é, Brasil x Croácia é que será o teste definitivo.

Santos (12º, 11) x Criciúma (11º, 11): mais um teste para a segura defesa do Criciúma, que não leva gols há quatro jogos. É um bom jogo, pois o Santos também vem de vitória e precisa bater o Tigre para não passar a Copa tão longe do G-4.

Figueirense (20º, 4) x Atlético-PR (13º, 10): o Figueira não fez sequer um gol em casa. Se souber explorar as fragilidades e o destempero do time catarinense, jogando com inteligência, o Atlético-PR tem tudo para sair do Orlando Scarpelli com um bom resultado.

Chapecoense (19º, 5) x Bahia (15º, 8): o Bahia começou bem o campeonato, mas deu uma perigosa queda que precisa ser estancada hoje à tarde. Perdendo, a equipe ficará na obrigação de obter pontos fora de casa diante do Sport para não passar a Copa do Mundo entre os quatro últimos. Para a Chape, trata-se de uma boa chance de vitória em casa.

Comentários