Copa 2014: Gana

Depois de se tornar a seleção africana que mais perto chegou de uma semifinal de Copa do Mundo em 2010, Gana desembarca no Brasil merecendo o respeito dos rivais. Aliás, destes rivais, somente Portugal é inédito: a equipe perdeu para a Alemanha por 1 a 0 na última Copa e bateu duas vezes os Estados Unidos, em 2006 e 2010, ambas por 2 a 1.

Gana não venceu nenhum torneio africano desde aquele histórico duelo com o Uruguai em Joanesburgo, mas talvez ainda seja a melhor seleção do continente. A goleada por 6 a 1 sobre o Egito na etapa final das eliminatórias deixa claro que estamos diante de uma equipe forte. Isso porque vários nomes do time do último Mundial seguem firmes na equipe do técnico Kwasi Appiah, e não tem nada de "seleção envelhecida".

Gana, na verdade, está mais experiente que quatro anos atrás. Basta ver que os destaques daquela seleção chegam ao Brasil em uma idade na qual ainda têm muita lenha para queimar. É o caso de Gyan (28 anos), Andre Ayew (24), Prince Boateng (27), Muntari (29) e Essien (31), só para citar os cinco melhores daquele Mundial. O grupo é complicado, mas Gana tem condições, sim, de seguir Copa adentro rumo às oitavas, pelo menos.

O CAMINHO
Ao contrário de 2010, Gana não terá a vantagem de enfrentar a Alemanha na última rodada. A chance da equipe é bater os Estados Unidos na estreia, para evitar uma necessidade de ganhar de Portugal na última rodada, confronto que, aliás, tem tudo para ser ultradecisivo. O problema é que, se os alemães são favoritos e os lusitanos contam com o melhor jogador do mundo, os adversários mais fracos da primeira fase, que são os norte-americanos, têm tudo para fazer jogo duro também. Vida complicada.

DESTAQUE
Há muitos jogadores de bom nível no elenco ganês. Essien é sem dúvida o de maior experiência internacional e categoria, mas é impossível não destacar neste momento Asamoah Gyan. Homem que ficou marcado por perder o pênalti diante do Uruguai na prorrogação do histórico duelo no Soccer City, é um artilheiro de muita personalidade e potência. No fraquíssimo Al-Ain, dos Emirados Árabes, fez 29 gols em 26 jogos neste ano. Abastecido por Ayew, Muntari e companhia, pode ser o diferencial de Gana nesta Copa.

PONTOS FORTES
Gana é um time entrosado, com tecnicamente o melhor elenco do futebol africano. Possui jogadores de alto nível no meio e na frente. Tem a experiência de ter realizado uma ótima Copa em 2010. Além disso, vem tomando poucos gols, repetindo um dos pontos fortes do time no Mundial da África do Sul. O sistema de jogo, 4-2-3-1, é ainda herança dos tempos do técnico Milovan Rajevac.

PONTOS FRACOS
A fase da seleção já foi melhor. Em março, por exemplo, a equipe perdeu para Montenegro, que não fez nem cócegas nas eliminatórias europeias e é inferior a todos os seus rivais de primeira fase.

A HISTÓRIA
Potência do futebol de base da África, Gana chegou à primeira vez a uma Copa em 2006, após a geração de Abedi Pelé. Naquele Mundial, foi vice-líder de um grupo difícil, como o de agora, com Itália, República Tcheca e Estados Unidos. Nas oitavas, levou 3 a 0 do Brasil e foi eliminada. Em 2010, a equipe foi novamente segunda colocada na chave de Alemanha, Austrália e Sérvia, passou pelos Estados Unidos nas oitavas e caiu diante do Uruguai nas quartas. Em duas Copas, passou da primeira fase duas vezes. Só a Nigéria tem feito igual no continente africano.

Comentários