Copa 2014: Bélgica

Principal potência dos Países Baixos até a geração holandesa de Cruyff nos anos 70, a Bélgica chegou a viver alguns momentos importantes nos anos 80 e 90. Porém, após a geração de Marc Wilmots (hoje técnico da seleção), em 2002, ficou de fora das últimas duas Copas do Mundo. A equipe atual, porém, além da classificação com sobras para o Mundial, pinta como candidata a chegar, quem sabe, até mesmo a uma semifinal, o que repetiria o seu melhor desempenho em Copas, o de 1986, no México.

Eden Hazard, do Chelsea, é sem dúvida o grande nome belga, mas a equipe tem qualidade em todos os setores. O goleiro Courtois, os zagueiros Kompany e Vermaelen e o atacante Lukaku, por exemplo, atuam em alguns dos maiores times da Europa, e com destaque. A Bélgica sobrou nas eliminatórias, tem encarado equipes grandes de igual para igual e foi uma das cabeças de chave da Copa graças à sua ótima classificação no Ranking da FIFA, o que não ocorria desde 1994. É, de fato, a melhor seleção do país nos últimos 20 anos, desde a geração de Scifo, Albert e Preud'Homme.

E o principal: trata-se de uma geração nova. Dos cinco jogadores que citamos, Kompany e Vermaelen são os que vivem o auge da carreira, com 28 anos. Já Hazard (23), Lukaku (21) e Courtois (22), se mantiverem o nível, poderão jogar até mesmo a Copa de 2026. Isso sem falar nos talentosos adolescentes Januzaj (meia do Manchester United) e Origi (atacante do Lille), ambos de 19 anos. Esses, quem sabe, disputarão até a Copa do centenário dos Mundiais, em 2030, mantendo os belgas firmes no cenário mundial por pelo menos uns 15 anos.

O CAMINHO
Pelo belo time que tem, a Bélgica deve passar de fase sem grandes sobressaltos. A equipe deu sorte na escolha dos grupos. A estreia é contra a fraca Argélia, a seguir vem o desafio russo e o fechamento é diante da Coreia do Sul. Os três rivais são tecnicamente inferiores, embora seja difícil prever jogo tranquilo.

DESTAQUE
Ponta esquerda de rara habilidade e enorme velocidade, Eden Hazard é o melhor jogador belga das últimas décadas. Nos melhores momentos do Chelsea nesta temporada, ele foi o principal destaque da equipe de José Mourinho. Forma com Lukaku uma dupla infernal na seleção. Semana passada, foram deles os gols da ótima vitória por 2 a 0 sobre a Suécia, em Estocolmo, por exemplo.

PONTOS FORTES
A Bélgica é uma seleção renovada, no melhor sentido da palavra. Dona de uma escola antes chata e pragmática, vem desta vez com nomes jovens, em franco crescimento, e com um estilo de jogo envolvente. Ainda por cima, é uma seleção forte defensivamente: nas eliminatórias, foram só quatro gols sofridos (e 18 marcados) em dez jogos - e olha que a chave nem era das mais fáceis: tinha Croácia, Sérvia, Macedônia, País de Gales e Escócia.

PONTOS FRACOS
Apesar de estar em uma sequência de três vitórias nos últimos amistosos, a Bélgica experimentou certa irregularidade no final do ano passado e começo de 2014, com derrotas para Colômbia e Japão. Outro problema é depender demais de Hazard na hora de criar jogadas. Se estiver em um dia menos inspirado ou marcado demais, o time pode sentir.

A HISTÓRIA
A Bélgica é uma das 10 seleções que mais jogaram edições da Copa do Mundo - disputará sua 12ª, empatando em 9º lugar neste ranking, ao lado do Uruguai. Só foi passar da primeira fase em sua sexta Copa, em 1982, quando bateu a campeã Argentina no jogo de abertura. Em 1986, obteve seu melhor desempenho, chegando na 4ª colocação. A equipe parou nas oitavas em 1990, 1994 e 2002, e na primeira fase em 1930, 1934, 1938, 1954, 1970 e 1998.

Comentários