Contra a arrogância, a competência

O México confirmou com sobras aquilo que faz em todas as últimas seis Copas do Mundo: classificar-se às oitavas de final. A campanha neste Grupo A foi tão sólida quanto a vitória de hoje, sobre a Croácia. A equipe mexicana chegou a rivalizar com o Brasil no saldo de gols nos minutos finais da rodada de hoje, mas acabou não conseguindo roubar a ponta da chave e evitar o confronto com a Holanda. Nada que tire a merecida festa do sanguíneo técnico Miguel Herrera.

Nico Kovac exalou arrogância antes do jogo, dizendo que, por ter o melhor ataque do grupo, era a Croácia que devia meter medo, e não o México. Na Arena Pernambuco, seu time mal deu as caras. Foi a pior atuação croata em toda a Copa: o 3-5-2 asteca anulou os pontas croatas, ponto forte da equipe. Rafa Márquez, pelo centro da defesa, não deu chances a Mandzukic. Para quem precisava vencer, a seleção do leste europeu jamais se impôs. Talvez o fato de o México jogar praticamente em casa, com o estádio de Recife lotado de torcedores de verde, possa ter influenciado um pouco.

Ao contrário dos duelos contra Brasil e Camarões, a Croácia foi um time sem sangue, nem criatividade. Se os pontas e o centroavante estavam bem marcados, a atuação apagado de Modric, outro que andou falando muito antes do jogo, não ajudou em nada. O México, esperando os croatas, era sempre mais perigoso vindo de trás, através de bons espaços achados por Herrera e Guardado, dois dos melhores em campo. Faltava, porém, qualidade na conclusão. Peralta chegou a tropeçar na bola quando teve a oportunidade.

O segundo tempo continuou morno, com a Croácia tendo a iniciativa, mas sem forçar o jogo. Com Giovani dos Santos apagado, Miguel Herrera sentiu que era a hora de dar mais velocidade ao contragolpe, colocando Chicharito Hernández. Foi aí que o jogo mudou de vez. O veloz camisa 14 entrou elétrico, aproximou o ataque do meio e o México passou a dominar o jogo e ficar cada vez mais perto do gol. O primeiro veio num escanteio, pela capitão Rafa Márquez, e abriu de vez a Croácia, que caiu no desespero diante de um adversário muito bem armado. Guardado fez 2 a 0 logo a seguir, em ótima jogada coletiva, e Chicharito ampliou mais tarde, definindo a classificação de vez. A Croácia descontou no fim, mas nem comemorou.

México e Holanda farão um jogo de equipes de sistemas parecidos no próximo domingo. Dois times que atuam no 3-5-2, com volantes que ajudam o ataque, e atacantes rápidos na frente. Os holandeses são favoritos: têm mais time, jogam um grande futebol e têm pela frente um adversário que caiu sempre nas oitavas de 1994 para cá. Mas a campanha mexicana foi de respeito. Tomou um golzinho só, e já no fim do último jogo, e se classificou com tanta sobra que quase roubou a liderança do Brasil. É um merecido classificado.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo A - 3ª rodada
23/junho/2014
CROÁCIA 1 x MÉXICO 3
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (BRA)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Público: 41.212
Gols: Márquez 26, Guardado 29, Hernández 36 e Perisic 41 do 2º
Cartão amarelo: Rakitic, Márquez e Vázquez
Expulsão: Rebic 43 do 2º
CROÁCIA: Pletikosa (5), Srna (6,5), Corulka (5), Lovren (4,5) e Vrslajko (5) (Kovacic, 12 do 2º - 4,5); Rakitic (5), Pranjic (5) (Jelavic, 28 do 2º - 4,5) e Modric (4); Perisic (5,5), Mandzukic (4,5) e Olic (4,5) (Rebic, 23 do 2º - 3). Técnico: Nico Kovac
MÉXICO: Ochoa (6), Rodríguez (6), Márquez (7,5) e Moreno (6); Aguilar (6), Vázquez (6,5), Herrera (6,5), Guardado (7) (Fabián, 38 do 2º - sem nota) e Layún (5,5); Giovani dos Santos (5) (Hernández, 16 do 2º - 7,5) e Peralta (5,5) (Peña, 33 do 2º - sem nota). Técnico: Miguel Herrera

Comentários