A campeã em apuros

Estamos no segundo dos 32 dias da Copa do Mundo, e a Espanha já corre sério perigo de ser eliminada. Culpa, claro, de seu fiasco diante da Holanda, mas também da boa vitória do Chile sobre a Austrália, por 3 a 1. Caso segure um empate com os espanhóis e a Holanda confirme seu favoritismo contra os australianos, o time de Jorge Sampaoli ficará muito perto da vaga (seu saldo é superior ao espanhol em 6 gols). Somente uma goleada da Fúria sobre a Austrália na última rodada evitaria a queda da campeã, que seria a terceira a ser eliminada na fase de grupos nas últimas quatro Copas.

Quanto ao seu próximo adversário, a torcida da Espanha tem motivos tanto para ser otimista quanto pessimista, porque o Chile foi irregular em Cuiabá. Os primeiros 20 minutos foram um massacre. A equipe de Sampaoli mostrou suas melhores qualidades diante de uma Austrália atônita: toque de bola rápido, passes de alta qualidade, trocas constantes de posição entre as peças ofensivas e marcação-pressão na saída de bola. Sánchez, em jogada de Aránguiz, e Valdívia, em jogada de Sánchez, fizeram 2 a 0 em 13 minutos. Pinta de goleada.

A equipe sul-americana, porém, caiu na tentação de achar que seria fácil. O ritmo caiu, algumas firulas passaram a aparecer, e isso encheu a Austrália de coragem para sair de trás e buscar o gol. E a chance da equipe oceânica só poderia vir mesmo pela bola aérea, já que altura a Austrália tem de sobra, e o Chile tem de menos. Num cruzamento perfeito de Franjic, Cahill descontou. Bravo salvou outra tentativa do centroavante por baixo antes do intervalo. Seria o empate, em um primeiro tempo dominado pelo Chile.

Os 15 minutos de parada não mudaram o ritmo da partida. Cada vez mais agressiva, a Austrália agora chegava por baixo também. Teve pênalti não marcado, grandes defesas de Bravo, Bresciano com pé calibrado. O empate parecia questão de tempo. O Chile só chegava em contragolpes. No melhor deles, com a zaga fora do lugar, Vargas tirou do goleiro, mas Wilkinson tirou em cima da linha. Foi um respiro chileno, mas a Austrália seguia levando mais perigo, porém já mais cansada. Quando o jogo já parecia tender ao 2 a 1, Beausejour, novinho em folha, deu números finais ao placar.

O Chile mostrou o que sabe no começo do jogo, mas relaxou perigosamente após abrir vantagem. Num grupo tão complicado, era preciso mostrar mais concentração. Até mesmo a vitória esteve sob risco, o que seria trágico para as pretensões da equipe na Copa. Ainda assim, como a Espanha foi humilhada, a vantagem no saldo é boa. Difícil vai ser contar com a ajuda da Austrália contra os espanhóis. Mostrou ser uma seleção raçuda, dedicada, mas sem dúvida vários degraus abaixo dos demais rivais de chave.

Em tempo:
- Nos 4 primeiros jogos, 15 gols. Copa do Mundo começa cheia de gols e ótimos jogos. O pior até agora, México x Camarões, foi no mínimo bem movimentado e nada monótono.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo B - 1ª rodada
13/junho/2014
CHILE 3 x AUSTRÁLIA 1
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (BRA)
Árbitro: Noumandiez Doue (CMF)
Público: 40.275
Gols: Sánchez 11, Valdivia 13 e Cahill 34 do 1º; Beausejour 46 do 2º
Cartão amarelo: Aránguiz, Cahill, Milligan e Jedinak
CHILE: Bravo (6,5), Isla (6), Medel (5), Jara (5,5) e Mena (6); Díaz (5,5), Aránguiz (6,5), Vidal (5) (Gutiérrez, 14 do 2º - 5,5) e Valdivia (6,5) (Beausejour, 22 do 2º - 6,5); Sánchez (7,5) e Vargas (5,5) (Pinilla, 42 do 2º - sem nota). Técnico: Jorge Sampaoli
AUSTRÁLIA: Ryan (5), Franjic (6) (McGowan, 3 do 2º - 5,5), Wilkinson (5,5), Spiranovic (4,5) e Davidson (4,5); Jedinak (5), Milligan (5,5) e Bresciano (6) (Troisi, 32 do 2º - 5); Leckie (6), Cahill (6,5) e Oar (5) (Halloran, 23 do 2º - 5). Técnico: Ange Postecoglou

Comentários

Lique disse…
não vi o jogo do méxico (só os gols anulados e o gol), mas pelo jeito o pior jogo mesmo foi o do brasil.
Franke disse…
Aposto num ESP 0 x 1 AUS, baseado no puro retranquismo.
Chico disse…
La Roja tem um time com bom toque de bola e um ataque rápido, mas a defesa é muito fraca.
Vicente Fonseca disse…
Como sempre, né? Pelo alto, vaza demais.