Um quarto de século atrasados

O que ocorreu em Feira de Santana ontem à noite mostra que o Brasil, às vésperas de sediar uma Copa do Mundo que promete ser a maior de todos os tempos, está ao menos 25 anos atrasado em relação à Europa, mesmo tendo a pretensão de apresentar estádios do nível dos que há no Velho Continente. Felizmente, não houve mortos nem feridos graves. Em 15 de abril de 1989, a tragédia de Hillsborough matou 96 pessoas em uma partida da semifinal da Copa da Inglaterra, mas a mudança lá foi para sempre - aqui, há sete meses, houve um problema parecido com o de ontem em Natal, durante ABC x Palmeiras, e nada foi feito. Uma quase tragédia foi tratada, de novo, como episódio isolado. Talvez pessoas precisem morrer, como na Inglaterra, para que algo seja feito.

A culpa ainda será apurada, embora seja difícil supor que os responsáveis por este absurdo serão punidos. Mas algumas perguntas ficam no ar, ao menos para um não-especialista em segurança, como eu e uns 99% das pessoas que acompanham o futebol brasileiro: como o Bahia, sabendo que pessoas entrariam de graça, colocou uma carga tão alta de ingressos à venda? Se houve invasão ao campo após o treino de quarta, o Joia da Princesa tinha condições de receber o jogo com a devida segurança? Não seria esta invasão um sinal claro de o público seria enorme, e os cuidados deveriam então ser redobrados?

E a maior de todas: se os estádios contratualmente precisaram ser entregues à FIFA com antecedência para a Copa do Mundo, como o Campeonato Brasileiro segue sendo disputado? Ao lado do Paraguaio e do Uruguaio (este em sua final, num país que não sedia a Copa), é o único certame nacional de razoável porte que está ocorrendo no momento, sendo que se trata justamente do local que receberá o Mundial. Será que estes estádios de menor estrutura têm condições de receber partidas com torcidas tão grandes, que comparecem aos jogos, apesar de serem tão mal tratadas?

Escapamos por pouco, mais uma vez. Mas uma tragédia por superlotação, infelizmente, segue sendo uma realidade não tão distante assim.

Em campo
A torcida do Bahia foi realmente mal tratada em Feira de Santana. Primeiro, pela incompetência dos gestores do jogo, e depois pelo time em campo. Os 2 a 0 refletem a superioridade do Santos, especialmente no segundo tempo.

No Morumbi (?), o Flamengo teve mais uma péssima atuação, não conseguiu se impor ao ex-lanterna Figueirense e ficou no 1 a 1. As chances de ficar a Copa inteira na zona de rebaixamento são enormes: a equipe carioca é a atual 17ª colocada, com míseros 7 pontinhos, e visitará ninguém menos que o líder Cruzeiro no domingo.

Comentários

Diego disse…
Ola, Vicente;

Hillsborough foi a primeira coisa que me veio `a mente quando vi aquelas imagens da Bahia. Infelizmente, nao aprendemos com os nossos erros, nem com os erros dos outros.

Abraco, e parabens pelo trabalho.
Vicente Fonseca disse…
Muito obrigado pelo elogio, Diego. Acho que a nossa geração inteira se lembra daquele dia quando vemos cenas como a Feira de Santana. Grande abraço!