Para voltar aos eixos

O Grêmio precisava demais de tudo o que conquistou hoje à tarde em Chapecó. Em primeiro lugar, claro, a vitória, a primeira fora de casa. Depois, a volta de Barcos às redes, marcando de uma vez só dois gols, após 31 dias de jejum. Houve também uma grande atuação de Marcelo Grohe, boa participação dos meias, um Luan mais intenso entrando no segundo tempo. Pequenas conquistas, pouco mais do que a obrigação diante do panorama do Campeonato Brasileiro, mas tudo muito necessário a quem vivia momento tão instável e precisava demais de reafirmação.

Mas nem tudo é motivo para comemoração. Os primeiros 15 minutos do Tricolor foram um horror. Com três volantes, sendo que Abuda e Ricardo Conceição saíam bastante para o jogo, a Chapecoense dominou o Grêmio no começo. Edinho e Riveros tinham dificuldades em marcar os criadores do time catarinense, e a postura agressiva da equipe da casa apartava o time gaúcho em dois, deixando os meias e atacantes isolados do resto do time. A função dupla dos volantes da Chape confundia o Grêmio, time curiosamente muito acostumado a utilizar deste expediente, com Ramiro e Riveros.

Os gaúchos começaram a se recuperar a partir dos 20 minutos, com a aproximação entre os meias e Barcos. A primeira jogada veio com Dudu, pela esquerda. Alán Ruiz e Rodriguinho também passaram a se buscar mais, e as subidas de Wendell pela esquerda representavam o perigo do elemento-surpresa que a nova função retirou de Riveros. Quando Barcos fez 1 a 0, com oportunismo, o Grêmio já era superior em campo. Teve ao menos mais duas chances claras de marcar antes do intervalo, uma com Barcos, outra com Wendell, sempre em jogadas de qualidade de Rodriguinho, o referencial técnico do meio-campo tricolor.

Gilmar dal Pozzo não temeu o Grêmio e veio para o segundo tempo desfazendo o esquema inicial. Postou Ricardo Conceição ao lado de Diones e colocou em campo o impetuoso Alemão, driblador, incisivo. De início, o reserva causou diversos problemas ao time visitante, mas as chances de gol vinham mesmo é pelo alto. Com os falhos Werley e Bressan (Rhodolfo e Geromel são os melhores zagueiros do Grêmio por cima), André Paulino teve duas chances seguidas pelo alto, e numa delas acertou a trave. Aos 13, Alemão quase fez de falta. A pressão não chegava a ser insustentável, mas era visível que o Grêmio estava acuado pelas mexidas da Chape.

Enderson, então, recompôs o time com competência, deixando-o com mais vigor defensivo e velocidade para sair de trás, com Ramiro e Luan nos lugares de Rodriguinho e Alán Ruiz. Num dos primeiros contragolpes, Luan iniciou, deu a Dudu, que tocou para Barcos fintar Ednei e marcar um golaço. O 2 a 0 praticamente definia o jogo, embora não mudasse a postura agressiva do time catarinense e de jogar no erro alheio dos gaúchos. A Chape teve chegadas perigosas, o Grêmio quase chegou lá em alguns contragolpes, mas foi numa falha coletiva da zaga, nos descontos, que aconteceu o gol final, de Tiago Luís, em jogada que fez justiça à bela partida de Alemão.

O Grêmio não foi nem um pouco brilhante, teve atuação apenas razoável, mas conseguiu tudo o que precisava em Chapecó. Com apenas três gols sofridos em quatro jogos, a defesa segue segura, apesar de alguns erros pontuais. Na frente, houve bem mais eficiência desta vez que em partidas passadas. Rodriguinho, mais uma vez, demonstrou porque é o novo titular, realizando boas jogadas pelo meio, na criação. E a campanha já é ótima, dadas as circunstâncias: o Grêmio termina o jogo em 5º, com a mesma pontuação do 4º colocado, tendo jogado três das quatro partidas fora de casa. Ganhou interessantes 4 pontos fora diante de Santos e Chapecoense. Agora, tendo pela frente Fluminense e Botafogo na Arena, a hora é de entrar no G-4 e na briga pela liderança.

Em tempo:
- Público recorde na Arena Condá. Com tantos gaúchos na região, era natural que o interesse no jogo de hoje fosse mesmo enorme.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 4ª rodada
11/maio/2014
CHAPECOENSE 1 x GRÊMIO 2
Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)
Público: 19.175
Renda: R$ 595.640,00
Gols: Barcos 30 do 1º; Barcos 19 e Tiago Luís 46 do 2º
Cartão amarelo: André Paulino, Dudu, Edinho, Barcos e Luan
CHAPECOENSE: Danilo (6), Ednei (4,5), Rafael Lima (5,5), André Paulino (5,5) e Neuton (6); Diones (5), Abuda (5) (Alemão, intervalo - 6,5), Ricardo Conceição (5,5) e Régis (6) (Neném, 24 do 2º - 5,5); Fabinho Alves (5) (Tiago Luís, 38 do 2º - 6) e Leandro (4,5). Técnico: Gilmar dal Pozzo
GRÊMIO: Marcelo Grohe (7), Pará (5), Werley (5,5), Bressan (5,5) e Wendell (6); Edinho (5,5), Riveros (5,5), Rodriguinho (6) (Ramiro, 16 do 2º - 5,5), Alán Ruiz (5,5) (Luan, 15 do 2º - 6) e Dudu (5,5) (Zé Roberto, 32 do 2º - 5,5); Barcos (7,5). Técnico: Enderson Moreira

Comentários

Lique disse…
não acordei para ver o jogo hoje, mas se o marcelo ganhou 7 mesmo com a falha grotesca no gol, deve ter jogado muito, mesmo.
Vicente Fonseca disse…
Ao menos duas defesas espetaculares, fora uma saída de gol providencial. Perdeu meio ponto por causa do gol, se não era o melhor em campo ao lado do Barcos.
Anônimo disse…
E último jogo do Wendell. Boa sorte para ele nessa nova etapa, e para o Grêmio na busca por um novo lateral.

Tiago