Noite para vitórias

Internacional e Grêmio vão a campo com alguns desfalques, mas com uma necessidade idêntica: a vitória. Só os três pontos os colocam com chances de encerrar a rodada e chegar à parada para a Copa do Mundo no G-4, um sinônimo de tranquilidade no mês de pausa do Campeonato Brasileiro.

O Colorado tem mais problemas, mas também necessidade maior de vencer. Porque o jogo é em casa, e contra a Chapecoense, um dos mais fracos times do campeonato. Mas não tende a ser um jogo tão fácil assim. Primeiro, porque a equipe catarinense vem animada por sua primeira vitória na primeira divisão em 36 anos. Segundo, porque, em todas as suas derrotas neste Brasileirão, perdeu de pouco, um golzinho só de diferença. É a 18ª colocada, perdeu quatro dos sete jogos disputados, mas sempre apertado.

O Inter, por sua vez, ganhou três das quatro que fez em casa, mas ganhou todas igualmente por diferença mínima. Sem Aránguiz, ainda não venceu neste Brasileirão. E o chileno não estará em campo, bem como Paulão, Gilberto, Alex, Alan Patrick, Otávio e Rafael Moura. Será um mistão novamente, e um mistão sem a capacidade de imaginação e de surpreender o adversário que o time apresenta quando o chileno está em campo. É uma partida de paciência, portanto. Muita paciência. E a vitória é obrigatória: já são três jogos de jejum, e o próximo adversário é o Fluminense, fora de casa. Empate ou derrota será quase o mesmo que passar a Copa inteira longe dos primeiros colocados.

Já o Grêmio precisa da vitória para compensar o mau resultado do Morumbi, a amarga derrota que poderia ser ao menos um empate se Barcos não apresentasse tantos problemas de conclusão. A necessidade não é tão grande de recuperação quanto a do Inter, até pelo fato de o time estar no G-4, e o Sport não ser tão fraco quanto a Chapecoense. Mas dá para vencer: o time pernambucano vem em instabilidade, não apresenta o mesmo bom rendimento das primeiras rodadas, foi goleado pelo Corinthians em Recife no domingo e não terá Durval e Neto Baiano, seus dois principais jogadores, expulsos contra o Timão.

É dia para a volta do 4-2-3-1, e de vermos Zé Roberto na função que de fato o consagrou no Bayern: segundo volante, pela esquerda. Na Copa de 2006, foi um dos poucos que se salvou na seleção brasileira jogando por ali. A tendência inicial é que se forme um 4-1-4-1 quando o time ataca, com Rodriguinho e Dudu mais abertos, Zé e Ruiz pelo meio. Serão quatro meias capazes de abastecer Barcos, cada um com suas características. E mais Maxi, Kleber e Rhodolfo no banco, em caso de necessidade. Capacidade de sobra para a conquista de uma vitória longe de Porto Alegre.

Palmeiras (5º, 12) x Botafogo (17º, 5): ainda sem Gareca, o Palmeiras enfrenta o Botafogo em um jogo que promete ser aberto, já que os dois times buscam recuperação dos maus resultados do último fim de semana. A atração é ver como os cariocas se comportam no segundo tempo, após as pesadas críticas do técnico Vagner Mancini à preparação física de sua equipe.

Criciúma (12º, 8) x Coritiba (19º, 4): sem tomar gol há três jogos, o Criciúma enfrentará um dos piores ataques da Série A na noite de hoje. O Coxa vem obrigado a vencer, algo que ainda não conseguiu neste Brasileiro. Tem tudo para ser o pior jogo da noite em termos técnicos.

Goiás (3º, 14) x Vitória (15º, 6): o favoritismo é do Goiás, que vem em fase bem superior à do Vitória e ainda por cima joga em casa. Diante da dificuldade dos confrontos dos líderes Cruzeiro e Fluminense na noite de hoje, não será surpresa a equipe esmeraldina acabar a rodada na liderança do Brasileirão.

Corinthians (6º, 12) x Cruzeiro (1º, 16): mais um desafio de peso para o líder Cruzeiro. Depois de bater o então invicto Inter em Caxias, a Raposa vai ao Canindé encarar um Corinthians embalado pela goleada em Recife, no que deve ser o jogaço da rodada.

Atlético-PR (10º, 9) x São Paulo (7º, 12): o Atlético-PR encerrou o jejum de cinco jogos sem vencer da melhor forma possível, que é batendo o rival Coritiba. Porém, o favoritismo é são-paulino. A equipe é tecnicamente superior e jogará praticamente em casa, já que possui uma das maiores torcidas da região de Uberlândia.

Atlético-MG (9º, 11) x Fluminense (2º, 15): outro jogão. Após o decepcionante empate em casa com o Criciúma, o Galo deve vir com tudo para cima do vice-líder Flu, que tem feito um bom papel fora de casa. 

Comentários