A volta do grande River

O River Plate não ganhava o Campeonato Argentino há seis anos, ou 12 torneios. Desde o Clausura 2008, para ser mais exato. O título do Torneo Final 2014 veio apenas na última rodada, mas foi absolutamente categórico, para não deixar dúvidas.

Na última rodada, River, Estudiantes e Gimnasia chegaram separados por apenas 3 pontinhos. Os dois clubes de La Plata tropeçaram: enquanto o Estudiantes levou 2 a 1 do Tigre, o Gimnasia perdeu em casa para o Boca Juniors por 1 a 0. O River não: enfiou 5 a 0 no Quilmes e foi a 37 pontos, para grande festa da torcida millonaria, que pouco menos de três anos atrás chorava, no mesmo cenário, o rebaixamento da equipe à segunda divisão.

O curioso é que o vice-campeão do semestre não foi nenhum dos clubes de La Plata que ameaçavam o River, mas sim o Boca, que ficou com 32 pontos. E aí vem a grande questão: se tivesse derrotado o River no superclasico do dia 30 de março, os xeneizes teriam ido a 35 pontos, contra 34 de seu eterno rival. Em pontos corridos, a ideia de uma final a cada rodada às vezes se torna mesmo verdadeira dependendo das circunstâncias.

Em tempo:
- Empatados no promedio, Colón e Atlético Rafaela disputarão uma partida dramática em Rosário. Quem perder, cai para a segunda divisão. A Copa Campeonato, reunindo os campeões dos dois torneios 2013/14, será em La Punta, entre San Lorenzo e River Plate. Os dois jogos ocorrem neste sábado.

- O Peñarol passou o campeonato todo brigando pelo título, o Nacional passou o semestre inteiro em crise. No clássico, os carboneros enfiaram 5 a 0 no Bolso. Porém, ontem, o Peñarol não apenas perdeu o título do Clausura e a chance de disputar a final, mas também a vaga na Libertadores. Já o Nacional ganhou do Fénix e garantiu sua vaga na Copa 2015, graças à boa campanha no Apertura. Um duro castigo para o time de Jorge Fossati, e uma inesperada alegria tricolor. A final do Campeonato Uruguaio será entre Danubio e Wanderers.

- Campanha espetacular da Juventus no Italiano. Ao todo, foram 102 pontos em 114 disputados, quase 90% de aproveitamento, 33 vitórias em 38 jogos, apenas duas derrotas. Números impressionantes.

Comentários