Voltando a fevereiro

A opção por Alán Ruiz no lugar do lesionado Luan pode não parecer a mais lógica em termos de manutenção de característica do time, mas faz todo o sentido se olharmos as substituições que Enderson Moreira tem feito durante os jogos do Grêmio. O argentino é sempre o primeiro a entrar no segundo tempo. Foi assim no Gre-Nal, foi assim nos dois jogos contra o Newell's Old Boys e em ambos contra o Atlético Nacional. Se ele quisesse manter característica, porém, optaria por Jean Deretti, que é mais parecido com Luan do que o argentino.

Na verdade, corrigindo o começo deste texto, é errado pensar que Ruiz será o substituto de Luan. Na verdade, ele será o substituto de Zé Roberto. Quem fará o papel de Luan é Dudu. O argentino é meia, mais centralizador e distribuidor de jogo; Luan é mais agudo, e embora seja criativo é bem mais atacante que meia. Quem acha que Alán Ruiz poderá cumprir este papel de atuar aberto pela direita para abrir a defesa adversária se frustrará. É bem mais fácil pensar o Grêmio como o time de fevereiro, antes de Zé Roberto se lesionar naquele empate com o Newell's na Arena.

Até aquela partida, o Grêmio atuava numa espécie de 4-4-2 que varia para o 4-3-3/4-5-1. Eram três volantes, Zé Roberto na meia, Luan e Barcos um pouco mais adiantados. Zé caía mais pela direita em determinados momentos, mas em outros jogava centralizado. É o que deverá acontecer com Alán Ruiz. Daquele 0 a 0 com os argentinos para cá, o Grêmio passou a jogar com Luan e Dudu abertos, sem a figura de alguém que jogasse centralizado atrás do ataque. Agora, essa figura, que antes era Zé Roberto, voltará com Alán Ruiz.

O lado positivo de tudo isso, ao menos em princípio, é que o Grêmio sentirá pouco em termos táticos a saída de Luan. Enderson Moreira, no começo de abril, já dispõe de dois sistemas táticos que foram aprovados em jogos difíceis, o que facilita a reposição quando há alguma ausência. A mudança que veremos será de característica pessoal. Alán Ruiz é mais criativo e pensador, mas também mais lento e menos dinâmico que Zé Roberto. Dudu é tão agudo e concluidor como Luan, mais marcador, mas menos criativo e preparador de jogadas saindo de trás. Essa tarefa de preparação caberá a Ruiz.

Embora Luan desequilibre, o Grêmio tem condições técnicas e táticas de suprir sua ausência por esse período sem deixar a peteca cair. O Nacional, quinta, mesmo com reservas e desinteressado, já será um teste interessante para o que realmente interessa: o Gre-Nal e, principalmente, as oitavas de final da Libertadores, que devem começar já na semana que vem.

Em tempo:
- Encerram-se hoje à tarde as quartas de final da Liga dos Campeões. O Real Madrid está praticamente classificado diante do Borussia Dortmund. É bem mais time e a vantagem é ótima. O bicho vai pegar mesmo em Londres, onde o Chelsea tem todas as condições de fazer 2 a 0 no Paris Saint-Germain, mesmo que seja duríssimo não tomar gols de um ataque com Pastore, Lavezzi, Cavani e Ibrahimovic.

Comentários